Decoração Varandas e Terraços

Tenha uma varanda mais zen

Sabemos que os jardins são locais por excelência de lazer, conforto e encontro com a natureza, por isso há que tirar o maior proveito destes espaços. O contacto com a natureza, ambientes calmos com presença de plantas, disposição de elementos de cores azuis e verdes transmitem harmonia, equilíbrio e tranquilidade. Para aproveitar os dias mais luminosos deixo-lhe aqui algumas dicas que de forma a prolongar um pouco o seu modo mais zen e sereno.

Um elemento fundamental: plantas

Neste campo, pode utilizar as várias opções de plantas onde tons verdes predominam, no entanto prefira plantas de forma arredondada, que estimulam a plenitude e o equilíbrio. Podemos comprovar tal facto, com a cultura asiática dos jardins japoneses, onde as espécies verdes e cortes arredondados são o epicentro para transmitir a quietude e o relaxe. Ficam aqui três sugestões:

Monstera deliciosa

1- Monstera deliciosa

Uma planta com muita expressão pelas suas grandes folhas e os seus recortes. Gosta de sombra e de um composto muito rico em matéria orgânica.

2-Bergenia crassiflora

Conhecida como couve-de-nossa-senhora, é uma planta de revestimento que gosta muito de sombra, mas não desdenha um brilho soalheiro.

3- Adiantum capillus-veneris

É uma espécie que se deve manter abrigada do sol direto e dos ventos secos. Na primavera, deverá desbastar a sua folhagem, para estimular o aparecimento de novos ramos.

Aposte também nas suculentas e jogue com a disposição das mesmas. São plantas com pouca manutenção e bastantes resistentes a condições adversas. Temos os Cactus, com a sua forma arredondada e espetada, os Seduns pela sua vasta variedade suculenta, de formas e cores, terminando com as Echeverias em forma de flores.

Pode ainda utilizar outros elementos decorativos e conceitos, como por exemplo:

4- Velas

A presença de velas não só tem a função de iluminar o ambiente, como também de transmitir paz, tranquilidade e equilíbrio. São importantes pontes para compor a decoração e criar ambientes mais acolhedores nas horas avançadas. No caso de varandas urbanas, poderá sempre optar por velas aromáticas, com diferentes tamanhos e tonalidades. Pode ainda optar simplesmente pelas velas de citronela, mais conhecida por vela antimosquito.

5- Protetor em tecido e/ou vime

Quando tem varandas muito abertas e/ou guardas e quer dar-lhe maior privacidade, pode sempre optar por colocar vime entrelaçado na estrutura metálica. Se quiser ser ser mais arrojado poderá utilizar um tecido impermeável com um padrão original.

São duas estratégias para se abstrair do que se passa à sua volta, desligar do mundo exterior e canalizar todos os seus sentidos para obter momentos de puro relaxe no seu pequeno espaço zen.

6- Tudo com a maior simplicidade

A simplicidade é a chave de ouro para criar um espaço zen. Aconselho a optar por pouco mobiliário independentemente do tamanho do espaço disponível. Uma ou duas cadeiras ou mesmo uma rede, de linhas limpas e monocromáticas.

Depois destas dicas, só resta desfrutar com tranquilidade a sua varanda. Seja na companhia de um chá quente ou frio conforme o termómetro de mercúrio indicar. Desfrute!

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar