Plantas Ornamentais

Vinha-virgem: tons de outono nas paredes e muros

Parthenocissus quinquefolia no outono

A vinha-virgem é uma trepadeira de folha caduca, extremamente vigorosa e muito decorativa no outono, quando as suas grandes folhas verdes e lustrosas se transformam numa gama de tons avermelhados, por vezes espetaculares. Se o crescimento não for controlado e se tiver condições de terreno para crescer, a vinha-virgem pode transformar uma parede de um prédio alto num muro de folhagem atingindo alturas de mais de 30 metros. É uma planta perfeita para camuflar ou cobrir completamente muros altos, feios ou degradados.

Existem duas espécies diferentes nos jardins, a Parthenocissus tricuspidata “Veitchii”, com folhas mais brilhantes, mas de menor dimensão e que conseguem agarrar-se à parede pelas pequenas ventosas que emitem os rebentos novos.

Parthenocissus quinquefolia no verão

A Parthenocissus quinquefolia, com folhas compostas formadas por cinco folíolos serrilhados e que possuem gavinhas semelhantes às videiras e que se entrelaçam facilmente numa rede ou aramada.

A coloração das folhas é mais exuberante na quinquefolia mas tem a desvantagem de não se agarrar facilmente às paredes sem suporte.

Plantação

É uma planta muito resistente que se adapta a todas as situações. Pode ser plantada em qualquer tipo de solos, arenosos ou argilosos, apesar de preferirem boa drenagem. O pH do solo pode ser ácido ou alcalino e, em termos de exposição solar, tolera desde pleno sol a sombra quase total. Prefere solo húmido.

Manutenção

Por ser uma planta vigorosa, deve ter-se o cuidado de controlar o seu crescimento através da poda. Estes cortes podem ser mais ligeiros no verão e mais drásticos no inverno. Esta trepadeira raramente é castigada por pragas ou doenças.

Parthenocissus tricuspidata no verão

Curiosidades

  • A Parthenocissus tricuspidata é a vinha virgem que forma umas pequenas “ventosas” que se colam facilmente à parede. É muito densa.
  • A Parthenocissus quinquefolia necessita de suporte para se entrelaçar. Esta trepadeira de cinco folhas lança umas pequenas gavinhas que se enrolam onde conseguirem. Não é tão densa como a vinha-virgem de três folhas.

B.I.

Nome vulgar: Vinha-virgem, hera-japonesa

Nome científico: Parthenocissus tricuspidata ou Parthenocissus quinquefolia

Plantação: Em todo o tipo de solos

Crescimento: Vigoroso

Utilização: Cobertura de muros altos, paredes, edifícios ou pérgulas.

Particularidade: Folhas verdes e lustrosas que se transformam em vermelhas no outono. Nos locais mais frios pode fazer um efeito espetacular.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar