Chegou o outono e com ele uma luz diferente e grandes mudanças nos nossos jardins, quer na vida animal quer na vida vegetal.
As cores das folhas (das plantas de folha caduca) começam a mudar e a encantar com os seus diferentes tons – amarelo, laranja, vermelho, castanho – até se soltarem, caindo no chão formando um manto.
Muitos frutos e sementes que se formaram após a floração primaveril e estival, podem ser encontradas com formas, cores e tamanhos muito diversos.
Alguns pássaros, preparam a sua partida para zonas mais quentes pois o inverno vem a caminho. Os dias são mais curtos e a temperatura começa a descer.
Numa das estações mais bonitas do ano vale a pena sair de casa com as crianças para explorar e observar o que se passa lá fora. Podemos ir ao jardim, passear em família num parque urbano ou num espaço mais natural.
Com os sentidos alerta, vamos poder fazer muitas coisas: recolher folhas de diferentes cores, formas e tamanhos, colher as sementes que ainda se encontram suspensas nas plantas ou que já caíram no chão, observar como a casca das árvores varia de espécie para espécie, ou procurar os bichinhos que vivem atarefados a preparar a vinda do inverno.
Vamos parar e ouvir o canto dos pássaros ou do movimento das copas das árvores causado pelo vento. Vamos descobrir as maravilhas da natureza e aproveitar para falar da importância das plantas no mundo que nos rodeia.
Material necessário
- Lupa
- Tesoura
- Pá pequena
- Recipiente (saco de pano, caixa de cartão, cone de papel, outro)
- Papel A4 branco ou colorido
- Cola
- Materiais colhidos durante o passeio
Curiosidades
Porque é que, nesta estação, as folhas mudam de cor?
Quando chega o outono e os dias começam a ficar com menos luz solar, a primeira alteração que se dá nas folhas é a paragem de produção de clorofila, a substância responsável pela absorção do dióxido de carbono e pela sua transformação em açucares, usados na produção de energia para a planta.
E com a diminuição da clorofila, pigmento também responsável pela cor verde, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas.
Porque é que algumas plantas perdem as folhas no outono?
Trata-se de uma estratégia das plantas para se protegerem do frio, reduzindo ao máximo o seu consumo de energia.
A planta, como vimos, deixa de produzir clorofila e por isso começa a forma-se uma cicatriz no pecíolo da folha que interrompe a pouco e pouco a passagem de água e nutrientes do caule para as folhas. Então o pecíolo (“pé da folha”) começa a secar e com a ajuda do vento, ou apenas da força da gravidade, a bainha (base do pecíolo) solta-se do ramo e a folha cai, deixando assim de ser alimentada pela árvore.
E a árvore pode assim, usar essa energia para o seu próprio aquecimento.
Divirtam-se! Bom passeio
Fotos: Marta Vassalo Monteiro
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.