Árvores, arbustos, trepadeiras ou herbáceas perfumadas, há plantas para todos os gostos; eleja as que melhor se adaptam às suas condições e plante-as já. Se as regar abundantemente quando estiver muito calor, elas sobrevivem vão dar uma nova vida ao seu espaço.
Consoante a dimensão do espaço, opte por colocar menos ou mais plantas com aroma. Se for uma varanda ou um terraço pequeno, basta colocar um exemplar de dama-da-noite ou de gardénia, para que toda a área fique perfumada, se colocar muitas corre o risco de se tornar demais. Para conseguir plantar árvores como a tília ou a magnólia, deve ter uma área de jardim de pelo menos 150 ou 200 m².
1- Átilia (Tilia cordata)
Uma árvore de grande porte e folha caduca, facilmente atinge 10-15 m de altura e diâmetro – há tílias que podem atingir mais de 20 m de altura e diâmetro. Gosta de solos ricos em matéria orgânica e frescos, necessita de zonas com bastante exposição solar. Para a plantar, tem de ter muito espaço disponível. É das árvores mais interessantes para ter, pela forma de coração da sua copa, pela textura, pela densidade da sombra, pelas flores e pelo aroma único na primavera e verão.
2- Magnólia (Magnolia grandiflora)
Uma árvore de folha persistente que, consoante as condições, pode ficar de médio ou de grande porte, podendo atingir 10-15 m de altura e diâmetro facilmente. Há magnólias com mais de 30 m de altura e diâmetro. As flores são grandes (mais de 30 cm), brancas e muito perfumadas, prolongando-se da primavera ao final do verão. Toleram zonas ventosas perto do mar, gostam de solos ricos em matéria orgânica, frescos e húmidos. Não gostam de zonas muito frias e com geadas frequentes. Necessita de muitas horas de sol.
3- Dama-da-noite (Cestrum nocturnum)
Um arbusto de folha persistente que não sendo especialmente bonito nos compensa com o maravilhoso aroma das suas flores que abrem à noite. Não é tolerante à salinidade, nem às geadas e temperaturas muito baixas continuadas. Gosta de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados, zonas de meia-sombra. Necessita de regas e fertilizações frequentes.
4- Trombetas-dos-anjos (Datura arborea ou Brugmansia arbotea)
Este é um arbusto de folha persistente que pode atingir facilmente 3-4 metros de altura. As suas flores são grandes (15-20 cm), brancas e muito aromáticas – atenção que são muito venenosas, pois possuem uma toxina perigosa para os seres humanas, a escopolamina. Gosta de zonas de meia-sombra com solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Necessita de rega e fertilização regular.
5- Gardénia (Gardenia jasminoides)
Um ícone dos jardins! Para se cultivar com sucesso este arbusto de folha persistente, tem de se escolher uma zona com meia-sombra, o ideal é bastante sol de manhã e sombra à tarde. É uma planta que não cresce mais do que 2,5 m de altura e que tem preferência por solos ácidos, pelo que temos de acidificar o solo se necessário e fertilizar com adubo para plantas acidófilas, pelo menos duas vezes por ano. A sua floração branca muito perfumada começa na primavera e prolonga-se até ao final do verão.
Leia também:
Decoração para um jantar de verão
Fotos: Thinkstock
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.