Plantas

Praia, mar, areia e plantas

Nesta época balnear, desfrute da praia, onde o mar, a areia e as plantas são os protagonistas para um cenário tranquilo e revitalizante.

Tantas vezes esquecidas, as plantas da flora dunar desempenham um papel importante além do estético: suster as areias.

Conheça algumas dessas plantas:

As dunas que ocorrem na faixa costeira formam-se a partir de pequenas ondulações, começam a ser colonizadas por espécies pioneiras da flora, como o estorno (Ammophila arenaria), que vão consolidando as areias acumuladas e, com o tempo, a diversidade de vegetação começa a instalar-se.

As plantas que aqui encontramos, pela proximidade do mar, desenvolvem modificações adaptativas que lhes permitem resistir ao vento carregado de sal; à luz excessiva; às fortes amplitudes térmicas; à escassez de água e à fraca fertilidade dos solos.

As dunas são estruturas móveis e extremamente sensíveis ao pisoteio, constituindo um sistema de transição entre o meio terrestre e o marinho. A beleza paisagística deste património natural, que deve ser preservado e valorizado, apresenta uma rica diversidade botânica.

Já que estamos a falar de praia e mar,  sugerimos-lhe o artigo: VIAJE ATÉ MADAGÁSCAR COM CACAU CLUBE DE PORTUGAL E A COOL TRAVEL

AMMOPHILA ARENARIA H.LINDB. Família: Poaceae. Nome comum: Estorno. Onde encontrar: Dunas (cristas dunares e duna primária).

 

ANAGALLIS MONELLI L. Família: Primulaceae. Nome comum: Morrião-das-areias. Onde encontrar: Dunas e areias marítimas.

 

ARMERIA PUNGENS Família: Plumbaginaceae. Nome comum: Cravo-das-areias. Onde encontrar: Dunas e areais litorais.

 

CRUCIANELLA MARITIMA L. Família: Rubiaceae. Nome comum: Granza-marítima. Onde encontrar: Dunas (primárias e secundárias).

 

MEDICAGO MARINA L. Família: Fabaceae. Nome comum: Morrião-das-areias. Onde encontrar: Dunas (primárias e secundárias).

 

OTANTHUS MARITIMUS (L.) HOFFMANNS. & LINK Família: Asteraceae Nome comum: Cordeirinhos-das-praias. Onde encontrar: Areias marítimas e dunas embrionárias primárias.

 

SILENE LITTOREA BROT. Família: Poaceae. Nome comum: Silene, Onde encontrar: Areias marítimas e dunas.

 

THYMUS CARNOSUS BOISS. Família: Lamiaceae Nome comum: Tomilho-das-areias Onde encontrar: Areias litorais, entre-duna e duna secundária.

 

Fotos: Pedro Arsénio

Este artigo teve a colaboração de Nuno Lecoq e Pedro Arsénio.

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar