20 azevias | 90 minutos
Ingredientes
650 g de batata-doce previamente assada e já sem pele
Raspa da casca de 1 limão
Raspa da casca de 1 laranja
1 colher de chá de canela em pó
50 g de amêndoa moída (farinha de amêndoa)
Massa tenra
50 g de manteiga
50 ml
de aguardente
100 ml de água
450 g de farinha
Sal q.b.
Preparação
Para a massa. Derreta a manteiga e coloque-a numa taça grande. Junte a aguardente, a água e um pouco de sal. Acrescente a farinha e amasse até obter uma massa lisa e homogénea, mas que não seja muito rija. A massa não precisa de ser muito trabalhada nem amassada, apenas de ficar com aspeto homogéneo. Deixe repousar cerca de 30 minutos.
Prepare depois o recheio. Com a varinha mágica ou o robô de cozinha, triture a polpa da batata-doce assada com o açúcar, a canela e a amêndoa moída. Acrescente depois a raspa de limão e laranja. Misture bem e reserve.
As azevias montam-se como se fossem rissóis: estique finamente a massa com a ajuda de um rolo da massa. Coloque uma colher de recheio, feche cuidadosamente retirando o ar e corte com um copo ou cortador de massa, deixando um rebordo de 5 cm à volta da azevia.
Repita até esgotar todos os ingredientes. Frite depois as azevias em óleo quente até que a massa fique com aquelas bolhinhas características e bem douradas. Sabe-se que a massa ficou no ponto (“tenra”) quando tem esse aspeto irregular com essas bolhinhas.
Escorra sobre uma grelha e polvilhe com açúcar.
Gostou deste artigo? Pode ver mais receitas aqui.
Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.