A bananeira é cultivada com muito sucesso na Madeira, onde existem bananais de grandes dimensões, mas também pode ser cultivada no continente, em zonas mais amenas.
A bananeira, pertencente ao género Musa, é uma das espécies exóticas mais interessantes para cultivo em Portugal. A bananeira não é uma árvore mas uma herbácea de grande porte e crescimento rápido, o seu tronco não é lenhoso. É originária da Ásia, sobretudo do Sudeste Asiático e Filipinas, mas espalhou-se deforma incrível por todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo, sendo hoje uma das frutas tropicais mais cultivadas e consumidas. Os portugueses contribuíram bastante para a sua divulgação nas ilhas atlânticas e na América do Sul, onde está hoje perfeitamente ambientada e naturalizada.
A Índia, a China, o Uganda, as Filipinas e a Indonésia são os maiores produtores mundiais, e os países ocidentais entre os maiores importadores deste fruto. Em muitos países em desenvolvimento, a banana é uma das bases da alimentação, sendo consumida e preparada de diversas maneiras
A bananeira pertence ao género Musa, é uma das espécies exóticas mais interessantes para cultivo em Portugal. A bananeira não é uma árvore mas uma herbácea de grande porte e crescimento rápido, o seu tronco não é lenhoso.
Altura: Até 3 metros; excecionalmente até 9 metros.
Propagação: Por cormos ou já em pequenos rebentos.
Plantio: Primavera e verão.
Solo: Solos ricos em matéria orgânica.
Clima: Tropical e subtropical, resistente em boa parte de Portugal.
Exposição: Sol pleno.
Colheita: Varia. Cada caule só produz uma vez.
Leia também:
Cultivo e colheita
Em Portugal, a bananeira é cultivada em escala comercial na ilha da Madeira, onde existem bananais de grandes dimensões, mas também pode ser cultivada com sucesso no continente, onde não haja geadas e frios intensos, especialmente em localizações abrigadas, viradas a sul e protegidas dos ventos. Temperaturas negativas e ventos fortes causam graves danos à planta e podem impedir a produção de frutos. A bananeira é uma planta de crescimento rápido, mas muito exigente em água. Temos de pensar nisso antes de fazermos o seu plantio. Convém ter um espaço de alguns metros quadrados disponível, pois a bananeira multiplica-se e espalha-se muito facilmente por rebentos subterrâneos, que dão origem a novos pseudocaules, ocupando em poucos anos largos metros quadrados. A bananeira normalmente atinge entre 2,5-3 metros de altura, mas pode chegar até aos 9 metros nalguns casos.
De entre as bananas para consumo em fresco podemos destacar as seguintes variedades: banana-maçã, banana-ouro, banana-prata, bananito (uma banana pequena, pouco mais longa que um dedo), a omnipresente Cavendish e a banana-rosa, uma deliciosa banana de polpa muito doce e saborosa que vale a pena experimentar.
Manutenção
Como vimos, a bananeira é muito exigente em água. Em épocas quentes convém regá-la todos os dias; isso fará com que se desenvolva a olhos vistos. As bananeiras não são podadas, mas podemos retirar as folhas velhas, por motivos estéticos e para evitar a propagação de pragas, como as cochonilhas.
O controlo das infestantes, para evitar a competição de outras herbáceas, é algo que deve ser levado em conta.
Nas plantações comerciais as bananeiras são organizadas em grupos de três; podemos fazer o mesmo no nosso quintal, eliminando os outros caules. Organizadas deste modo, em estágios de desenvolvimento diferentes, teremos sempre caules prontos a produzir e mais vigorosos.
Pragas e doenças
As bananeiras são principalmente afetadas pelo vento e pelo frio. Temperaturas abaixo dos 4 oC podem revelar-se fatais. Relativamente às pragas, a bananeira é relativamente resistente, sendo sensível a tripes, cochonilhas, nemátodos e ao aranhiço-vermelho.
Em países onde há grandes plantações ou populações extensas de bananeiras, uma série de doenças e vírus graves podem afetá-las, como a doença do Panamá, a murcha do caule bacteriana, a Sigatoka negra, entre outras.
Propriedades
A banana pode ser consumida de várias maneiras. Em Portugal é sobretudo consumida fresca, a diversas refeições do dia. Noutros países é muito consumida seca. A banana é um fruto muito rico em energia e também em várias vitaminas e minerais: vitaminas A, B e C, ferro, magnésio, manganês, zinco e potássio, deste último é uma das principais fontes. Ajuda a baixar a tensão arterial, facilita a digestão, fortalece os ossos, entre muitos outros benefícios. Noutros países, também as folhas, a flor ou o tronco da bananeira são consumidos. Faz-se também farinha de banana ou até bebidas alcoólicas, como a cerveja de banana.
Leia também:
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.