Para 2 pessoas | 60 minutos
Ingredientes:
200 g de carne picada
1 beringela grande
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
75g de queijo da ilha ralado (ou outro a gosto)
1 colher de café de cominhos em pó
Orégãos q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação
- Corte a beringela longitudinalmente em fatias não muito grossas. Coloque depois a beringela numa taça e tempere com um pouco de sal e um fio de azeite envolvendo bem. Reserve.
- Entretanto, pique a cebola e os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho. Acrescente depois o tomate pelado partido em pedacinhos, assim como os seus sucos, tempere com sal, pimenta e orégãos a gosto e deixe cozinhar em lume brando até o molho estar apurado, cerca de 15 minutos.
- Entretanto isso, leve uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite. Deixe aquecer e adicione a carne picada. Tempere de sal, pimenta e cominhos e deixe saltear, mexendo até que a carne esteja cozinhada. Assim que o molho de tomate estiver pronto, acrescente duas colheres de sopa do molho à carne e metade do queijo ralado.
- Mexa bem e reserve.
- Numa chapa de grelhar ou frigideira anti-aderente, sem adicionar gordura, grelhe de ambos os lados as fatias de beringela até que fiquem macias e maleáveis. Deixe arrefecer um pouco.
- Monte agora os canelones. Na ponta de cada uma das fatias de beringela coloque um pouco de carne e enrole até formar um rolinho. Repita até esgotar todos os ingredientes.
- Num tabuleiro pirex que vá ao forno, coloque um pouco de mo- lho de tomate. Sobre o molho de tomate, disponha os canelones de beringela e regue-os depois com o restante molho de tomate.
- Polvilhe com o queijo ralado.
- Leve agora ao forno, previamente aquecido a 180 ºC, até o queijo estar derretido e dourado.
- Sirva polvilhado com salsa picada.
Curiosidades
A beringela é muito rica em antocianina, um antioxidante que ajuda na prevenção de algumas doenças crónicas. Uma alimentação rica neste alimento promove a saúde e contribui para retardar o envelhecimento.
A beringela não deve ser consumida crua, mas sempre cozinhada (frita, cozida, assada, grelhada, etc) pois quando crua contém uma substância química chamada solanina que pode causar danos intestinais.
Faz bem aos Ossos, Intestinos e Cérebro.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.