Esta é uma boa época para a plantação e replantação de árvores e arbustos. Existem técnicas que quando praticadas ajudam a que a planta se desenvolva melhor.
Este artigo pretende ajudar a aprender técnicas que possam garantir que o tempo e dinheiro sejam bem gastos.
Na maior parte das vezes, para garantir o bom desenvolvimento de uma planta é preciso que a plantação seja bem realizada desde o início. É importante investir tempo a estudar e analisar o solo existente onde as plantas vão ser colocadas.
Para isso devemos investir tempo na melhoria do solo envolvente da área onde se irão desenvolver as raízes da planta.
Estas são a base para o bom desenvolvimento e a garantia que a planta terá sustentação, boa receção de nutrientes e água, essenciais para a sua vida.
Como plantar?
A posição da planta no buraco é importante para a sua estabilidade. O topo das raízes deve ficar ligeiramente abaixo do nível da superfície do solo. Após a plantação, reponha o solo original e alguma matéria orgânica para servir de alimento.
Não coloque uma percentagem muito grande de matéria orgânica porque, por um lado, esta decompõem-se rapidamente e irá criar espaços vazios em volta da raiz, o que não é benéfico para a planta e, por outro, porque a planta deve ter em volta das raízes o solo que existe no local da plantação, igual àquele para onde irá mais tarde estender as suas raízes.
O solo que tem no seu jardim é bom para plantar?
Verifique se o tipo de solo que tem no seu jardim é adequado para a planta que pretende colocar. Caso contrário, poderá ter de fazer correções ao solo existente.
Como é que deve regar a planta?
Nos primeiros dois a três anos de vida da árvore é muito importante que as regas sejam feitas nas alturas e quantidades devidas, consoante o tipo de solo.
Crie uma caldeira em volta do tronco com uma dimensão adequada à dimensão da copa da planta. Isto facilita a rega e evita que a água “fuja” e não penetre no solo.
Em plantas de grande porte com um sistema radicular profundo, coloque um tubo para encaminhar a água diretamente para a zona das raízes.
Importância da tutoragem
Tem por finalidade ajudar na fixação da árvore ao solo, para que o sistema radicular se forme convenientemente e não seja afetado por deslocações da árvore causadas por vento e outros fatores.
Este trabalho pode ser feito com estacas de madeira com uma altura adequada à árvore a plantar, pelo menos 2/3 da altura do tronco da árvore e cintas que irão fazer a ligação entre a árvore e a estaca.
A quantidade de estacas e a sua posição já devem ser definidas com a ajuda de um profissional.
O tutor e cintas devem ser verificados pelo menos uma vez por ano, por forma a ir adaptando o aperto da cinta ao desenvolvimento da planta e verificar a necessidade de substituir o tutor por um mais forte e alto.
Quando a planta se apresenta bem estruturada e ancorada ao solo, o tutor pode ser removido.
Cobertura de solo
Aplique uma camada de 5 a 10 cm de resíduos orgânicos em volta do tronco à superfície, deixando uma folga em volta do tronco para evitar o seu apodrecimento.
Esta técnica ajuda na retenção da água no solo e evita o aparecimento de ervas infestantes que iriam competir por água e nutrientes.
Como plantar as anuais e os bolbos?
Preferem solos bem cultivados e precisam de ser bem regadas em clima seco após a sua plantação.
Uma regra importante para a plantação dos bolbos é plantá-los a uma profundidade de três vezes o seu tamanho. Isto pretende garantir boa sustentação e prevenir a seca.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.