A beleza da cor do outono está aí e os bonsai não são exceção.
As espécies de folha caduca presenteiam-nos com as suas bonitas colorações outonais e os Acers tridentes, os Acer palmatum, as faias, e tantas outras espécies ganham tonalidades variadas, desde o amarelo ao vermelho vivo.
Localização
Se protegeu durante os meses de calor os bonsai com redes de sombra é a altura ideal para as guardar.
Após vários meses os bonsai agradecem serem regados com as primeiras chuvas do outono e se não for em excesso, e o substrato for drenante, não há qualquer problema.
Resguardar as árvores mais sensíveis aos primeiros frios, sobretudo espécies tropicais e subtropicais, como as carmonas, as serissas, as ficus, entre outras.
Durante estes meses não coloque as espécies tropicais e sub-tropicais junto a fontes de calor, como lareiras, ar condicionados, etc.
Transplante
Apesar de podermos realizar alguns transplantes, sobretudo se vivermos mais a Sul de Portugal é recomendado só fazê-lo, de uma maneira geral, em situações de emergência.
Contudo, espécies como o marmeleiro japonês ornamental, Chaenomeles speciosa, é recomendável o seu transplante nesta altura do ano, por se tratar de uma espécie com um ciclo de crescimento ligeiramente diferente, que nos brinda com a sua floração praticamente ainda em pleno inverno.
Poda/aramação
Após a queda das folhas é a altura do ano ideal para realizar uma poda de estruturação nos seus bonsai de folha caduca.
No caso das perenes é também altura ideal para podar. Nos pinheiros deverá realizar uma limpeza das agulhas, selecionando cuidadosamente a futura ramificação.
Esta é a altura ideal para aramar as coníferas, sobretudo pinheiros e juniperus.
Adubação
Durante o mês de novembro / dezembro os bonsai não deverão ser adubados.
Rega
Regar sempre que necessário. Deverá ter em conta que nestes meses é praticamente inexistente a necessidade de rega se os bonsai estiverem no exterior.
No interior, deve vigiar cuidadosamente.
Fitossanidade
Realizar aplicação de calda bordalesa nos bonsai de espécies autóctones.
Propagação
Durante estes meses poderá recolher as sementes de diversas espécies e prepará-las devidamente para a sementeira da próxima primavera.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.