Plantas

Cuidados de primavera com o Bonsai

Aprenda que cuidados de primavera deve ter com os bonsai. Após as longas chuvas dos últimos meses as nossas árvores começam finalmente a rebentar e florir. Se em abril se realizaram os transplantes dos nossos exemplares, em maio a adubação e os cuidados com a rega marcam este mês.

Localização:

Vigiar geadas tardias em climas mais frios. Os dias começarão a ser maiores e a temperatura mais elevada. Colocar os bonsai consoante as suas necessidades de sol: pinheiros e juniperus, e coníferas em geral, e ainda as oliveiras e outras autoctones, em locais mais solarengos e as restantes no exterior em locais de meia sombra.

Transplante:

Mês ideal para transplantar ainda algumas espécies como as oliveiras e outras autoctones com rebentação tardia.

Poda/aramação:

Pode pinçar os rebentos nas árvores de folha caduca, como os acers, em estádios avançados de formação. Nas folhosas deixe crescer vigorosamente. Nas coníferas controle o novo crescimento e podar, se necessário, zonas de maior vigor.

Adubação:

Com adubo orgânico, sólido orgânica e líquido, a par de micronutrientes e quelatos de ferro. Programe o calendário de adubação para este ano e opte sempre por adubos orgânicos a par de outros produtos como bio-estimulantes, húmus líquido e outros produtos.

A floração das azáleas satsuki (satsuki que traduzido significa maio), muito apreciadas em bonsai, marcam o mês em curso.

Rega:

Sempre que necessário. Com a nova rebentação, todas as árvores em geral vão necessitar de maior atenção à rega. Regar pelo menos uma vez por dia nos dias de mais calor.

Fitossanidade:

Controle o aparecimento de insetos e utilize sempre que necessário o aparecimento de novas pragas e fungos. Não utilize em excesso produtos como inseticidas.

Propagação:

Mês ideal para propagar bonsai desde estaca, como as folhosas. Se semeou sementes este é o mês em que elas começam a brotar, e altura ideal para realizar os primeiros trabalhos para controlo da raiz apical, em especial nos pinheiros. No final de maio pode realizar-se alporquias em várias espécies.

Outros cuidados de manutenção:

Elimine o aparecimento de ervas daninhas e localize os bonsai em espaços abertos livres de vento forte.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar