Se pensa que no inverno não há nada para fazer no seu jardim, varanda ou terraço, desengane-se. A urgência é menor agora do que na primavera, mas a necessidade cuidar das plantas mantém-se.
Entre semear, plantar e podar, nesta época preparam-se as plantas para a primavera. Continue a ler para ficar a conhecer as nossas sugestões.
Semear
Pode começar a semear em casa (em caixas de ovos ou de fruta) várias culturas de primavera e verão.
Para a horta
Tomate, beringela, pimento, alface, rabanete, alho-francês, couve repolho, salsa, coentros e cebolinho (pode comprar online muitas variedades, se for para vaso tenha o cuidado de seleccionar variedades mais pequenas). Pode semear, em local definitivo, favas, ervilhas, cenouras e , alho.
Para o jardim
Para garantir flores na primavera e no verão, semeie ervilhas de cheiro (em vasos ou em local definitivo), miosótis, goivos, zínias.
Plantar
Podar
Nesta época, faça a poda dos arbustos de floração primaveril e estival – hortênsias, lilases, hibiscus, verónicas.
Aproveite também para podar as trepadeiras de folha caduca: glicínias, jasmim, mandevilas, dipladénias,
buganvílias, etc. Não se esqueça, ainda, de reforçar as estruturas de apoio e de as conduzir para a direção certa. Pode também as trepadeiras de folha persistente: hera, ficus, madressilva, etc. Remova da base ramos secos e com poucas folhas, tortos, partidos ou mal inseridos. Pode as árvores de fruto e aplique-lhes tratamentos fitossanitários se for caso disso.
Regar
Nas varandas e terraços cobertos não se esqueça de regar principalmente as plantas de folha persistente e com flor nesta época – camélias, azáleas, urzes, ciclamenes, prímulas, etc.
Plantas de interior
Nesta altura em que temos os aquecedores ligados, o ambiente em casa fica seco e quente. Por isso, não se esqueça de regar e pulverizar as plantas verdes.
É uma boa altura para remover folhas velhas e amarelas e para reenvasar as plantas que estão apertadas nos vasos. Coloque um bom substrato adequado ao tipo de planta.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.