Plantas Ornamentais

7 dicas para plantar hibiscos com sucesso

Hibiscos: um dos arbustos mais bonitos para ter no jardim, varanda ou terraço, tem uma floração exuberante e longa.

As suas grandes flores em forma de trompete podem ser singelas ou dobradas e das cores mais variadas que se pode imaginar. A cor mais vulgar é o vermelho, mas é muito fácil encontrar em qualquer centro de jardinagem Hibiscos de cor rosa, salmão, amarelo ou branco.

 

Hibisco

1. Escolher um local de Plantação com muito sol

Deve selecionar um local jardim, varanda ou terraço com uma grande exposição solar de modo a obter arbustos mais densos e floridos.
Os Hibiscos sofrem com temperaturas baixas e queimam com a geada. Em Portugal as regiões do litoral centro e sul são as mais adequadas, sendo o Algarve a região de eleição.

2. Toleram qualquer tipo de solos mas têm de ser bem drenados

Não são muito exigentes no tipo de solo, mas devem ser terrenos que não encharquem.

3. Podem ser cultivados em vasos

São arbustos perfeitos para varandas e terraços. À medida que o arbusto se desenvolva e as raízes tomem conta de todo o substrato, deve mudar para vasos maiores com terra nova.

Hibisco

 

4. Os Hibiscos querem regas regulares

A rega deve garantir um solo húmido mas não encharcado, sobretudo nos meses mais quentes. No verão deve regar todos os dias.

5. Adubar regularmente

Na primavera e verão deve adubar mensalmente para promover uma floração abundante e prolongada, sobretudo se a planta estiver em vaso. Em terrenos calcários as folhas têm tendência a ficar mais amarelas. Nestes casos deve corrigir o solo com sulfato de ferro.

6. Verifique periodicamente se há presença de pragas

As pragas mais comuns são os pulgões, moscas brancas ou cochonilhas, principalmente depois de variações bruscas de temperatura. Se for necessário aplique inseticida para tratamento.

7. Poda anual

Deverá podar um pouco todos os anos para controlar o tamanho e a forma da planta e eliminar os ramos mais débeis ou cruzados. A altura ideal para esta operação é o início do crescimento na primavera. A poda vai sacrificar a floração nos ramos cortados, mas vai compensar com a multiplicação de flores no ano seguinte.

O Hibisco pode ser mantido em forma de arbusto, revestido desde baixo, ou em forma de árvore. Neste caso pode-se escolher um ramo principal e ir eliminando os mais pequenos da base.

 

Curiosidades

O Hibisco é um dos arbustos mais populares e mais comuns nos jardins dos países tropicais, sendo inclusive a flor oficial do Havai e da Malásia.

  • Nome científico: Hibiscus rosa-sinensis.
  • Nome vulgar: Hibisco
  • Particularidade: Flores grandes e coloridas desde a primavera até ao outono.
  • Local de Plantação: ao Sol e em locais não sujeitos a geadas.
  • Utilização: Jardins, terraços ou varandas. Pode ser mantido em vaso.

Fotos: ThinkStock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar