Receitas

Empadão de casca de banana

empadão de casca de banana

6 doses | 15 minutos preparação | 60 minutos cozedura

 

Era capaz de pôr as minhas mãos no fogo assim como a primeira impressão ao lerem o nome da receita foi péssima e quase vos fez mudar de página sem ler muito mais.

 

Para ser sincero, não tenho melhor argumento para vos persuadir a continuarem a ler o artigo até ao fim do que um simples ‘e por que não?’. Já aqui vimos que a casca de banana é um ingrediente versátil, podendo ser utilizado em variadas receitas muito saborosas. Embora seja o bolo de casca de banana que acaba por colher mais louros no passeio da fama, a verdade é que o cardápio é enorme, até como ingrediente principal de um prato salgado.

A intenção desta rubrica nunca foi decretar o fim do desperdício. Dizer que é possível eliminá-lo seria uma afirmação tão utópica que acabaria por ser disparatada. Este é um problema com bastantes mais variáveis e profundidade, cuja resolução não passa por começarmos todos a comer cascas. Ao dizer que “nada se perde, tudo se cozinha”, o propósito não está na substituição do que quer que seja, mas antes apontar o holofote para outras possibilidades. É inegável que, graças aos velhos hábitos de consumo, muitas vezes somos levados a encarar apenas uma parte do alimento. Quer isto dizer que, quando cascas, talos, folhas e sementes acabam no lixo, é como se desperdiçássemos também o alto valor nutricional que estes possam ter.

Quanto ao empadão, suponho que não sejam precisas grandes apresentações. Pouco há que mereça ser acrescentado, já que é uma receita que faz parte do nosso receituário tradicional, remetendo-nos para as memórias de infância. Nesta versão um pouco fora da caixa, a casca de banana faz as vezes da carne. E descansem porque não terá sabor ao fruto. Aliás, experimentem aí em casa. Ninguém vai acreditar quando contarem qual o ingrediente secreto.

 

Ingredientes

4 cascas de banana
1 colher (de sopa) de vinagre
2 colher (de sopa) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimento verde
1 cenoura
2 colheres (de sopa) de salsa picada
1 colher (de café) de paprica fumada
1/2 chávena de polpa de tomate
1 colher (de sopa) de molho inglês
3 colheres (de sopa) de molho barbecue
Sal e pimenta q.b.
600 g de batata-doce
1 colher (de sopa) de manteiga
1/4 chávena de leite
Noz-moscada q.b.
Queijo ralado q.b.

 

Preparação

Lave bastante bem as cascas e, com a ajuda de uma faca, raspe a parte branca interna e descarte-a. Encha um recipiente com água, despeje o vinagre e coloque as cascas. Deixe de molho cerca de 15 minutos.

Depois disso, deite as cascas num pequeno tacho com água e ferva cerca de dez minutos. Depois disso, coe e rejeite a água. Este processo ajudará a eliminar quaisquer toxinas que possam existir.

Corte a cebola em meias-luas e refogue em azeite. De seguida, junte o alho laminado, o pimento cortado em pequenos cubos e a cenoura ralada. Entretanto, corte as cascas da banana em tiras finas e acrescente ao refogado. Deixe fritar dez minutos para dourar um pouco.

Acrescente os temperos e deixe apurar mais uns dez minutos com o tacho tapado. Se sentir necessidade, pode juntar um pouco de água.

Enquanto isto, coza as batatas e desfaça-as em puré. Junte o leite, a manteiga e tempere a gosto.

Numa assadeira que possa ir ao forno, coloque uma camada de puré, outra do preparado de cascas e termine com mais uma de puré. Por fim, polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 oC, cerca de 15 minutos, até gratinar.

 

Veja mais receitas aqui.

 

Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar