Uma excelente atividade para fazer com as crianças para o Halloween.
O mês de outubro chega-nos com o cheiro morno a outono, os tons acastanhados, amarelos e laranja pincelam a nossa paisagem e é no final deste mês que se celebra o famoso Halloween — o Dia das Bruxas —, que aos poucos temos vindo a adotar como tradição.
Pelo menos os mais pequenos não perdem a oportunidade de se mascararem e pregarem sustos! Assim, podemos aproveitar a ocasião para lhes transmitir a ideia de consumir os alimentos de época, tal como os vegetais e a fruta outonal tão saborosa, aliando este conceito à diversão própria do Halloween.
A lanterna do Dia das Bruxas deriva de uma lenda irlandesa: Jack, um velho avarento que bebia muito, foi condenado pelo Diabo a vaguear nas trevas alumiando-se com uma lanterna escavada… num nabo! Por isso, os americanos chamam-lhe Jack O’lantern (a lanterna de Jack) e nesta edição vamos transformar uma abóbora em lanterna para iluminar o vosso Halloween.
E com a sua polpa preparar uma belíssima sopa de outono!
Material necessário
Abóbora à vossa escolha
Colher de gelado (ou de sopa ou de pau)
Marcador preto
Faca afiada
1 ou 2 velas pequenas (se preferirem, podem usar velas a pilhas)
Objetos decorativos à vossa escolha (opcional)
Passo a passo
A abóbora é dura, portanto todo o cuidado no manejo da faca é pouco! Deve-se cortar uma “tampa” na parte de cima da abóbora, como um “ovo quente”.
Com o auxílio da colher de gelado (ou outra), retirar a polpa e as sementes. Raspar bem todos os lados da abóbora.
Com um marcador preto, desenhar o local dos olhos, nariz, boca e dentes — aqui o que conta é a criatividade!
Recortar muito cuidadosamente as partes desenhadas.
Colocar as velas no interior da abóbora e tapar com a sua “tampa” ou, se preferirem, usar um chapéu de bruxa.
DICA
De forma a evitar o desperdício alimentar, podemos com as crianças usar a polpa da abóbora para fazer uma “sopa untuosa” para a noite de Halloween:
Numa panela, juntar um pouco de manteiga com 1 cebola picada, 2 cenouras, 1 batata e 1 kg de polpa de abóbora (sem as sementes).
Quando os ingredientes estiverem dourados, cobrir de água, acrescentar uma pitada de sal e pimenta e deixar cozer em lume brando durante 40 minutos. Uma vez os legumes cozidos, tritura-se.
Pode-se acrescentar ainda 100 gramas de natas frescas, um pouco de salsa e uma pitada de noz-moscada, que darão tempero à sopa.
Podem acompanhar com um pouco de queijo ralado e/ou croutons.
Bom apetite e boa Noite das Bruxas!
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.