Quando chegam os primeiros dias frios, geralmente no mês de outubro, isso quer dizer que é tempo de castanhas. Pelas cidades e vilas de Portugal surgem os vendedores ambulantes de castanhas assadas, nos tradicionais cartuchos de papel. Também é muito consumida mais tarde, no São Martinho e no Magusto, geralmente acompanhada de água-pé ou de vinho novo.
O castanheiro e a biodiversidade
O castanheiro (Castanea sativa), é uma árvore de grande porte e folha caduca, que se encontra por toda a Europa do Sul, mas também em países como a Inglaterra ou a Alemanha.
É uma árvore que pode atingir uma longevidade espantosa, podem chegar aos mil anos! No nosso país encontra-se principalmente no interior centro e norte, em altitudes até aos mil metros.
Surge habitualmente associado ao carvalho-negral e ao carvalho-roble, atraindo animais como o javali, o coelho-bravo ou os cervídeos e aumentando a biodiversidade, pois nos troncos dos castanheiros surgem diversas espécies de cogumelos, algumas das quais comestíveis e de grande valor económico, que ajudam a complementar os rendimentos dos proprietários dos soutos.
Leia também:
Uma tradição de outono
Condições e práticas de cultivo
O castanheiro é uma árvore de grande porte, que pode atingir uma altura de vinte ou trinta metros e com uma copa muito frondosa. Só é adequado para um jardim ou quintal de boas dimensões.
O castanheiro não parece apreciar muito o ar marítimo e beneficia com temperaturas baixas no inverno. Contudo, é uma árvore muito rústica, que dispensa grandes cuidados. Os soutos são habitualmente capinados, para corte rente das ervas e muitas vezes servem de pasto a rebanhos de ovelhas ou cabras, que estrumam o terreno.
Não há para a árvore adulta a prática corrente de adubação ou de rega.
O castanheiro é geralmente plantado a partir de frutos germinados, quando a planta tem cerca de um ano. O plantio é geralmente feito na primavera, em solos fundos e bem drenados, de preferência arenosos, com pH ligeiramente ácido.
Por regra não se fertiliza no primeiro ano, mas se for necessário por as plantas apresentarem folhas amareladas e fraco crescimento, pode aplicar-se um adubo rico em azoto, que pode ser industrial ou orgânico. As melhores alturas para fertilizar o castanheiro são a primavera e o verão. No nosso quintal ou horta podemos cavar um buraco com cerca de um metro por um metro, de modo a que a terra fique leve e a árvore possa enraizar. Misturando estrume de cavalo ou de vaca à terra, devemos garantir igualmente que as raízes do castanheiro podem ficar livremente esticadas.
Os castanheiros são geralmente enxertados, para que se reduza o tempo até a árvore começar a produzir ou para que a árvore produza castanhas de um dos vários cultivares laboriosamente selecionados pelas suas características vegetativas e qualidade do fruto. A melhor altura é na primavera, a partir de fins de março. De entre os cultivares do castanheiro podemos destacar a Judia, a Rebordã, a Longal, a Negral ou a Martaínha.
Leia também:
Fruteira do mês: Dióspiro
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.