Planta gigante e exótica, ideal para jardins de baixa manutenção, com uma floração prolongada muito atrativa para polinizadores.
O gigante tajinaste vermelho (Echium wildpretii H. Pearson ex Hook. f.) é uma planta endémica da zona continental subalpina das ilhas Canárias. Cresce entre 1800 e 2300 metros de altitude, numa paisagem árida e montanhosa, caracterizada por condições extremas – geadas noturnas, fortes amplitudes térmicas, queda de neve no inverno, uma estação prolongada e muito seca, com precipitações anuais de cerca de 400 mm. Há duas subespécies: a Echium wildpretii ssp. Wildpretii, que está presente em áreas como o Parque Nacional del Teide, na ilha de Tenerife, e a Echium wildpretii ssp. trichosiphon, que só é encontrada em populações muito limitadas e pequenas em La Palma. A subespécie Echium wildpretii ssp. wildpreti esteve em perigo de extinção, levando o governo a proibir o pastoreio na região, medida que possibilitou a total recuperação desta população. Pertencem ao género Echium, que engloba mais de 60 plantas, da família
O seu nome científico, Echium wildpretii, foi atribuído em homenagem ao horticultor suíço Hermann Wildpret, personagem muito importante que foi responsável pelo Jardim Botânico de La Orotava e um grande impulsionador de muitos outros parques e jardins da ilha de Tenerife durante o do século XIX.
Leia também:
CICLO DE VIDA: Bianual.
ÉPOCA DE FLORAÇÃO: Na primavera, de maio a junho.
CONDIÇÕES DE CULTIVO: Pleno sol, gosta de qualquer tipo desolo desde que bem drenado. Uma vez estabelecida, requer pouca manutenção e rega. É bastante resistente a pragas e doenças.
PLANTAÇÃO: A sementeira e a transplantação para o local definitivo deverão ocorrer na primavera ou verão.
UTILIZAÇÃO: Jardins de baixa manutenção, rock gardens e em vasos grandes.
MANUTENÇÃO: Deve ser plantada todos os anos para ter sempre a inflorescência desenvolvida.
ONDE COMPRAR: Podem comprar-se sementes em lojas online.
A capacidade de sobreviver a condições extremas, como grandes amplitudes térmicas, alta radiação solar, condições de baixa humidade e solos pobres, faz dela uma planta notável e resistente.
Crescimento e floração
O tajinaste vermelho (Echium wildpretii) é uma planta bienal. No primeiro ano, desenvolve apenas uma roseta de folhas e, no segundo ano, desenvolve uma inflorescência muito grande, cheia de flores vermelhas, que pode atingir até 3 m de altura, antes de completar o seu ciclo de vida. Os ingleses chamam-lhe tower of jewels, fazendo referência à forma alta e esguia da planta, que se assemelha a uma torre, e às suas flores vermelhas que se destacam como joias e criam um efeito visual deslumbrante durante três a cinco semanas. Estas flores, muito ricas em pólen e néctar, são visitadas por vários insetos polinizadores, principalmente abelhas. Após a floração, a planta seca e morre, mas a grande quantidade de sementes que produz assegura a continuidade do espetáculo floral.
Excelente opção para jardins de baixa manutenção
A capacidade de sobreviver a condições extremas, como grandes amplitudes térmicas, alta radiação solar, condições de baixa humidade e solos pobres, faz dela uma planta notável e resistente. Pode ser uma excelente escolha para jardins de baixa manutenção, especialmente em climas mediterrâneos ou semiáridos. É uma planta fascinante que pode ser combinada com outras plantas como lavandas, sálvias, girassóis, catos e suculentas, criando um jardim sustentável, harmonioso e vibrante. Cresce bem em vasos, desde que grandes, uma vez que o seu sistema radicular é profundo.
Leia também:
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.