A primeira semana de outubro chegou já mesmo com temperaturas de outono e com as primeiras chuvas da estação, muito importantes para o bom desenvolvimento das culturas de outono-inverno.
Semear e plantar raízes nos dias 27 e 28
Aipo
Para ter aromas e sabores diversificados na horta, invista em bolbos deliciosos e aromáticos como o aipo.
Todas as partes do aipo são comestíveis, caules, folhas e incluindo a raiz que é difícil encontrar à venda em Portugal, daí a importância de o cultivar.
A raiz tem uma aparência feia, mas depois de se retirar a casaca grossa, é um legume branco a fazer lembrar o nabo, o sabor é ligeiramente picante, entre o aipo e a salsa e pode ser consumida crua ou cozinhada.
Condições de cultivo
Prefere zonas de meia sombra pois com muitas horas de sol direto muito forte a rama pode secar. Necessita substratos com pH neutro, de preferência argiloarenosos, profundos, bem drenados mas ricos em matéria orgânica.
Como semear e manter
Pode semear o aipo em local definitivo deixando um espaçamento entre plantas de cerca de 20-25 cm. Germina rapidamente e é muito fácil de cultivar.
Propriedades e benefícios do aipo
O aipo é um legume muito rico em vitamina K, importante para a saúde dos ossos, é também diurético (ajuda a perder peso), desintoxicante e regulador do cortisol.
Os dias 29 e 30 são os ideais para semear e plantar flores
Chelone
Esta é uma planta herbácea perene original, nativa da América do Norte, com cerca de 60-90 cm de altura, a flor parece uma cabeça de tartaruga dai o seu nome vulgar e o seu nome cientifico (chelona é tartaruga em grego, chelone significa parecida com uma tartaruga.
A floração de cores como branco, cor-de-rosa ou roxa, começa no verão e prolonga-se até ao final do outono. Pode ser cultivada em maciços e bordaduras de lagos e caminhos.
Condições de cultivo e manutenção
Dá-se preferencialmente em zonas de meia sombra, solos férteis e sempre húmidos, não resiste à secura, pelo que necessita de regas regulares.
Deve ser fertilizada quando da plantação e na primavera, verão e outono.
Os dias 1 a 3 de outubro são os ideais plantar e semear folhas
Espinafre-da-Nova-Zelândia
Em Portugal, os espinafres-da-nova-zelândia podem ser uma boa alternativa aos espinafres verdadeiros, embora não sejam tão tenros, são muito saborosos e muito mais resistentes ao calor e à secura.
Apesar de serem plantas anuais, se os deixarmos desenvolver completamente, autossemeiam-se e podemos usufruir deles durante muitos anos.
Condições de cultivo
Gostam de locais com sol mas com alguma frescura e solos com bastante matéria orgânica, pois gostam de humidade.
Para isso pode também cobrir a terra com uma boa camada de mulching orgânico (casca de pinheiro, estilha de madeira ou palha).
Como semear e manter
Plante no início do outono ou da primavera e prepare-se para os colher em poucas semanas pois crescem rapidamente e são bons tenros. Se semear, depois de criarem as primeiras folhas verdadeiras, desbaste de modo a ficarem com cerca de 15 cm entre eles.
Colha as folhas assim que tiverem tamanho suficiente. Estas podem ser comidas em cru ou cozinhadas e são muito fáceis de congelar, pois conseguem manter a cor e o sabor.
Propriedades e benefícios do espinafre-da-nova- Zelândia
Excelente alimento para dietas, tem apenas 14 Kcal/100 g, muito rico em vitamina C, cálcio, ferro e magnésio. Rico em fibras, é um ótimo alimento para regular os intestinos. Consome-se preferencialmente cozinhado.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.