Eventos da Semana

Tarefas do jardineiro: Dezembro e janeiro

A inverno chuvoso, verão abundoso

Proteger do frio com palha

Proteger do frio com palha

Cada mês do ano tem o seu encanto e a sua importância para que os ciclos da Natureza se cumpram. Aproveite agora os dias mais frios e chuvosos para se organizar e planear a horta, o pomar e o jardim para os próximos meses.

No jardim

– Podar as árvores e arbustos de folha caduca que o necessitem, por questões de produção ou ornamentais. Esta é a época de podar as roseiras, hortênsias, glicínias, jasmins, lilases, azáleas de folha caduca, vinha-virgem, etc.

– Proteger as plantas mais sensíveis das geadas colocando uma cobertura de solo e estruturas de proteção como mantas térmicas ou pequenas estufas.
– Efetuar estacaria a partir das podas de inverno de roseiras, hortênsias, lilases, etc.
– Plantar bolbos, rizomas e outros órgãos subterrâneos que irão dar flores na primavera, como açucenas, amarílis, dálias, gladíolos, iris, íxias, jacintos, jarros, junquilhos, trevo-de-quatro-folhas, entre outros.

Na horta

– Proteger as hortícolas mais sensíveis nas zonas de geada com cobertura de solo: mulching ou manta térmica ou mesmo com pequenas estufas.
– Preparar as camas quentes onde vai semear pimentos, malaguetas, tomateiros e beringelas.
– Plantar espargos (garras ou gafas).
– Preparar os canteiros onde se irá semear e fazer plantações nos meses seguintes e incorporar bastante matéria orgânica.
– No Sul e em zonas abrigadas de geada, plantar batata de variedades temporãs previamente greladas.

No pomar

– Plantar e transplantar árvores e arbustos de fruto de folha caduca.
– Pode começar já a plantar os morangueiros, mas não se esqueça de incorporar bastante matéria orgânica e de os proteger com palha ou casca de pinheiro, pois não gostam de estar com as folhas em contacto com a terra.
– Podar árvores e arbustos de fruto de folha caduca, como pereiras, macieiras, damasqueiros, ameixeiras, etc.
– Fazer tratamentos fitossanitários preventivos para combate de formas hibernantes, para evitar o aparecimento de pragas na primavera.

– Nas zonas onde é frequente ocorrerem geadas, convém proteger as plantas mais sensíveis, como araçás, maracujás e fisális, colocando uma cobertura de solo como palha, estilha de madeira ou casca de pinheiro.
– Efetuar estacaria a partir das podas de inverno, por exemplo, de amoras, framboesas, groselhas, uvas-espim.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar