Jardins

Tendências no jardim: quais as plantas que estão na moda?

Saiba quais as plantas que estão na moda para criar um design à sua medida!

É ponto assente que a vegetação está cada vez mais presente nas nossas vidas e que o interesse em nos aproximarmos delas cresce exponencialmente: a blogosfera “grita” verde, todos os dias surgem diversos artigos e literatura da especialidade, a sociedade começa cada vez mais cedo a procurar como viver mais e melhor.

Como consequência, o mercado responde com soluções para integrar as plantas na nossa vida seja no interior ou no exterior e, automaticamente, o design tende a aliar a estética com ideologias e preocupações ambientais, com a saúde e o com bem-estar.

A crescente preocupação do Homem com o Meio que o rodeia e a constatação da influência dos vários problemas ambientais no nosso bem-estar, reflete-se no desenho dos diferentes espaços e o jardim não é exceção.

No exterior o conceito de que “menos é mais” nunca esteve tão atual: menos espécies, menos materiais, menos uso de recursos e, não menos importante, menos tempo de manutenção.

Mas simplificar não significa descurar o espaço, pelo contrário: significa planear de forma cuidada as espécies seleccionadas, agrupar as plantas considerando as suas características e necessidades hídricas, investir em sistemas de rega adequados ou, por exemplo com estação meteorológica incorporada (monitoriza a humidade e temperatura do solo), e significa escolher materiais inertes que não necessitem de manutenção frequente e fáceis de limpar.

Plantas perenes de folha persistente

Nesta abordagem, plantas de folha persistente ganham vantagem: evitam gasto de tempo na manutenção do espaço na medida em que não perdem a folha e garantem porte e volume constantes o que confere continuidade visual ao longo do tempo.

Por sua vez, garantem privacidade e conforto quando todas as outras plantas se encontram despidas.

Mantendo esta premissa em mente, percebemos o porquê de plantas da nossa flora como o Viburnum tinus, o Laurus nobilis, o Nerium oleander e o Rosmarinus officinalis, continuarem a ser grandes tendências nos nossos jardins.

São plantas resistentes, não necessitam de muita água para sobreviver e conferem ao espaço diferentes colorações de folha durante todo o ano.

  • Folhado (Viburnum tinus)

    1 / 8
  • Loureiro (Laurus nobilis)

    2 / 8
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis)

    3 / 8
  • Loendro (Nerium oleander)

    4 / 8
  • Alfazema (Lavandula angustifolia)

    5 / 8
  • sálvias

    Sálvia (Salvia spp.)

    6 / 8
  • Urze (Calluna spp.)

    7 / 8
  • Amores-perfeitos (Viola tricolor)

    8 / 8

Flores de época

A introdução de canteiros sazonais em associação com plantas de folha persistente, ajudará a tornar um jardim num sítio relaxante e aprazível conferindo cor e aroma em diferentes épocas.

Estes canteiros, por vezes incorporados no projeto em floreiras ou potes situados em pontos focais, poderão misturar plantas ornamentais com plantas comestíveis, uma tendência cada vez maior no desenho.

Para este efeito podem ser utilizadas diversas espécies sendo que nesta época a Erica spp. e Calluna spp. articuladas com diferentes Lavandula e frutos silvestres (framboesas, morangos, groselhas…) assim como as Salvia sp., as Verbena h. ‘tapien’ e a Viola tricolor são facilmente encontradas em centros de jardinagem como a Viplant.

Decorar o espaço exterior

Mantendo a ideia de que a simplicidade é, muitas vezes, a melhor solução, podemos aplicar estas práticas a espaços mais pequenos como varandas e terraços, não sendo contudo necessário ter uma grande área para poder usufruir de um agradável jardim.

Soluções de floreiras, jardins verticais, camas de cultivo, e vasos de suspensão são grandes tendências para 2020 que podem assim ajudar a criar um espaço confortável, relaxante e útil sem necessitar de grandes dimensões.

Assim, e não descurando a busca pelo conforto, existem cada vez mais soluções para nos convencer a usufruir do exterior seja qual for a época do ano: lareiras portáteis, cadeiras de baloiço e mobiliário totalmente feito de materiais reciclados são alguns exemplos!

O outono já chegou, porque não aplicar no seu jardim as tendências do momento?

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar