Revista Jardins

Tutorial: como fazer um terrário

como fazer um terrário

Fazer um terrário pode ser uma experiência interessante e divertida para toda a família e que, além disso, pode ser feita dentro de casa. É um bocadinho de natureza que fica mais perto quando não se pode ir brincar e passear lá fora…

O que é um terrário?

Um terrário é um recipiente transparente, normalmente de vidro, de tamanhos diversos, que contém pedras, terra e plantas dispostas de forma a reproduzir um ambiente natural.

Rega

O terrário necessita de pouca rega, porque o recipiente utilizado não tem saída de água. Antes de regar, deve-se observar se existe água acumulada no fundo do recipiente e se a terra ainda está húmida. Só é necessário regar quando as condições anteriores não se verificam, ou seja, quando a terra está seca.

A rega deve ser feita em pequenas quantidades e espaçada, para que não se acumule água em excesso no interior do terrário. As plantas não gostam nada de excesso de água.

Limpeza e poda

Devemos remover folhas e flores velhas e cortar quaisquer partes das plantas que se encontrem doentes ou danificadas.

Como fazer um terrário

Material necessário

1. Escolha do recipiente

Escolha um recipiente simples, de vidro ou outro material transparente, profundo o suficiente para permitir o desenvolvimento das raízes das plantas.

Pode-se comprar um novo (próprio para terrários) ou um limpar e usar um que já possua.

2. Pedras e/ou leca

Estes materiais garantem tanto a drenagem necessária, quando colocados na parte inferior do recipiente (mais ou menos 5 cm), como têm uma função estética, quando colocados na parte superior.

Escolha pedras pequenas para a drenagem. Escolha também as pedras que quiser para decorar a parte superior do terrário.

3. Terra vegetal

Sobre o material de drenagem deve ser colocada a quantidade de terra vegetal necessária para a realização das plantações. A sua altura depende do tamanho dos vasos das plantas que se vão utilizar.

4. Escolha das plantas

Como o vidro vai funcionar como estufa, aumentando a temperatura no seu interior (o que, associado a uma rega equilibrada vai proporcionar um ambiente propício ao bom desenvolvimento das plantas), devemos escolher espécies de pequeno porte, crescimento lento e baixo consumo de água.

Dica: o terrário deve ser colocado num local com boa luz, mas nunca recebendo sol direto.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version