Ornamentais

6 plantas para um verão sempre florido

Saiba o que deve plantar já para ter um verão sempre colorido.

ALEGRIAS-DO-LAR (IMPATIENS SUNPATIENS)

Esta planta é um híbrido de Impatiens waleriana criado pela companhia japonesa Sakata Seed Corporation. São plantas robustas que podem crescer até 90-120 cm, que têm um crescimento rápido.

São plantas ideais para vasos, floreiras e cestos suspensos. Há mais de 30 variedades de Impatiens Sunpatiens.

É a primeira variedade de Impatiens que se desenvolve tão bem ao sol como à meia-sombra.

CONDIÇÕES DE CULTIVO:

Estas são plantas muito versáteis que tanto se desenvolvem bem ao solo pleno como na sombra ou meia-sombra.

Preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve fertilizá-las aquando da plantação e mensalmente durante o verão.

Deve regar com muita regularidade, principalmente nos períodos de maior calor. Plantas tolerantes ao calor e à humidade.

BRINCOS-DE-PRINCESA (FUCHSIA SPP.)

As fúchsias, vulgarmente conhecidas por brincos-de-princesa, são plantas especiais com uma grande diversidade de formas e cores, destacando-se pela beleza e originalidade das suas flores.

As flores, geralmente com dois tons de rosa diferentes, podem ser simples, semidobradas ou dobradas.

As espécies comercializadas em Portugal raramente ultrapassam 1,5 m de altura e são sobretudo pequenos arbustos de folha semicaduca.

CONDIÇÕES DE CULTIVO:

São plantas delicadas que requerem meia-sombra. O ideal será um local fresco, arejado e protegido do sol da tarde, sobretudo nos meses de verão. Os solos devem ser férteis e bem drenados.

A propagação é fácil através de estacaria. A quantidade de água administrada é muito importante para conseguir manter os seus brincos-de- princesa densos e floridos durante toda a temporada.

As regas devem ser regulares, mantendo sempre o substrato fresco e húmido.

Uma fertilização quinzenal durante os períodos de floração é essencial para a vitalidade e saúde da planta e para a continuada profusão das suas flores. Deve podar no inverno.

CHÁ-DE-MARROCOS (BIDENS AUREA)

Uma herbácea perene de floração exuberante amarela e com aroma intenso a mel.

A sua altura normalmente não ultrapassa os 30 cm, tem um porte ligeiramente pendente, pelo que resulta bem em floreiras, cestos suspensos e como tapetizante em taludes ou canteiros.

Tem um longo período de floração que pode ir da primavera ao outono.

CONDIÇÕES DE CULTIVO:

Prefere zonas com muitas horas de sol direto. Não é muito exigente em termos de solo, mas desenvolve-se melhor se estes forem ricos em matéria orgânica e bem drenados.

Deve ser fertilizada duas vezes por ano, na primavera e no verão (no período de floração mais intensa). Necessita de regas regulares nos meses de maior calor.

Deve podar-se ligeiramente a seguir à floração para controlar o tamanho e a forma.

FLOR-DE-CERA (CHAMELAUCIUM SPP.)

Planta arbustiva da Austrália, resistente e ornamental, pode ser utilizada no jardim, em vaso ou em floreira, atinge tamanhos de 0,5 a 4 m de altura.

Tem este nome pois o interior da flor tem um fundo ceroso que parece uma vela com um pavio.

Em Portugal são comercializadas várias variedades, nomeadamente: “Moonlight Delight”, “Sarah’s Delight”, “My Sweet 16”. O período de floração vai de fevereiro a maio.

CONDIÇÕES DE CULTIVO:

Sol direto, substratos bem drenados, ácidos e pouco férteis. No primeiro ano, precisam de mais água, pois as raízes estão a desenvolver-se.

A partir do segundo ano, basta uma rega por semana em períodos de maior seca. Muito resistente ao calor, ao frio (até -5 ºC) e à geada. Fertilizar na primavera e verão, fertilizar duas vezes por mês.

Podar a seguir à floração cortando os ramos mais tenros; o objetivo é que fique uma planta compacta e garantir a produção de flores no ano seguinte.

LILÁS-DA-CALIFÓRNIA (CEANOTHUS THYRSIFLORUS “REPENS”)

Este é arbusto de folha persistente, floração azul exuberante que se prolonga do início da primavera até ao final do verão.

Tem a grande vantagem de ter um crescimento rápido, atinge 30-40 cm de altura e faz verdadeiros tapetes azuis. Excelente para taludes e canteiros, mas também para floreiras e cestos suspensos.

CONDIÇÕES DE CULTIVO:

Gosta de zonas com sol mas tolera a meia-sombra, não sendo exigente em termos de solos desde que sejam bem drenados. Aguenta ar do mar e salinidade no solo.

Necessita de regas quando está calor. Poda anual a seguir à floração.

GAURA (GAURA LINDHEIMERI)

Planta herbácea perene com floração abundante durante a primavera e verão, atingindo até 0,6-0,7 m de altura.

As suas flores de quatro pétalas podem ser brancas ou em vários tons de rosa.

Resultam muito bem usadas em maciços, em vasos, sozinhas ou combinadas com plantas como as alfazemas, alecrins, santolinas, etc.

CONDIÇÕES DE CULTIVO:

Zonas muito expostas ao sol. Resiste a meia-sombra desde que apanhe sol à tarde. Aguenta climas quentes e secos, mas necessita de ser regada regularmente principalmente no primeiro ano — depois de instalada, resiste bem à secura.

No inverno é sensível à geada. Prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar