No Jardim do Tojal, na freguesia do Faial, Nordeste da ilha da Madeira, o outono é uma segunda edição da primavera.
Ali, a 300 metros de altitude, com as águas azuis do Atlântico a tocarem nos pés da arriba e o Porto Santo à vista, as flores manifestam-se com tanta exuberância após o equinócio de setembro que, não fosse o minguar dos dias e o fresco da noite, não nos aperceberíamos do caminho do tempo em busca do solstício de inverno.
Num pequeno canteiro à beira da casa, um arbusto, com mais de quatro metros de altura, exibe diariamente, em setembro e outubro, dezenas de flores, que à primeira vista parecem rosas.
Flores
Estas flores, com cerca de 10 cm de diâmetro, pecam por não ter perfume, mas têm a extraordinária virtude de mudarem de cor.
De manhã, desabrocham alvas como o algodão e assim se mantêm até ao fim da tarde, quando as pétalas começam a exibir uma ligeira coloração rósea.
A mudança de cor continua durante a noite e na manhã seguinte surgem cor-de-rosa. No fim do segundo dia, a cor das pétalas evolui para rosa-magenta e começam a murchar. No terceiro dia, com metade do tamanho, caem para o solo.
Hibiscus mutabilis é o nome científico do arbusto que produz flores hermafroditas, que mudam de cor e que vivem aproximadamente três dias. Esta variedade de flores dobradas, muito mais vistosas que as flores singelas da espécie pura, é a ‘Flore Pleno’.
As folhas
É um arbusto semilenhoso, decíduo, com grandes folhas palmadas (20 a 30 cm), ligeiramente ásperas na página superior, pubescentes na face inferior e com margens serrilhadas.
Local de cultivo aconselhado
Prefere viver bem exposto ao sol, mas suporta alguma sombra. Quanto ao solo, é pouco exigente, mas desenvolve-se melhor em terra enriquecida com composto orgânico.
No verão, deve ser regado duas vezes por semana. Multiplica-se por semente e por estaca.
Características
Nome científico: Hibiscus mutabilis ‘Flore Pleno’
Nome vulgar: Rosa-algodão
Porte: Arbusto
Família: Malvaceae
Origem: Sul da China
Morada: Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da ilha da Madeira
Fotos: Raimundo Quintal
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.