Jardim

Valorize a organização no seu terraço

Todos os dias organizamos a nossa casa; as nossas tarefas diárias e a nossa varanda, encontra-se organizada?

O primeiro passo para organizar o nosso terraço é avaliar o tamanho do espaço que vamos intervencionar: grande vs. pequeno.

ESPAÇOS GRANDES VS. ESPAÇOS PEQUENOS

Num espaço grande, define-se o ponto central pela zona de atividade, seja ela zona de descontração, zona de desfrutar uma bela refeição com a família e amigos, zona de cozinhar ou até mesmo zona de brincar, no caso de se ter crianças. Depois, a ideia é começar a decorar à volta. Um espaço grande tem a vantagem de que pode ter mais do que uma zona de uso, interessa é que para todas as zonas sejam aplicadas as mesmas decorações e uma combinação equilibrada de plantas. Vários estilos podem criar algum ruído visual e tornarem-se cansativos ao longo dos tempos.

A organização passa por definir as divisões do espaço com o apoio de biombos, diferentes pavimentos, tapetes com padrões distintos ou diferentes alturas de floreiras. Nas laterais do espaço da sua varanda, pode criar biombos naturais com a introdução de arbustos que oferecem uma maior privacidade ao seu terraço. A nossa sugestão são os arbustos de crescimento rápido, com o cuidado de os manter sempre podados para ir controlando o seu crescimento.

Alguns exemplos de arbustos com crescimento rápido: Photinia fraserii, Eugenia mirtifolia, Viburnum spp; Prunus lusitanica, Nerium oleander, etc.

ESPAÇOS PEQUENOS

Num espaço pequeno, o primeiro passo é definir uma só zona, uma zona de estar com floreiras à volta, um espaço de leitura, por exemplo, e criar um espaço harmonioso à volta. Aposte por pavimentos de um só material e cor, evite pavimentos com várias texturas ou cores. Um espaço reduzido necessita de simplicidade na organização e sobretudo um estudo cauteloso e pormenorizado na decoração. Uma das estratégias para tornar o espaço amplo é aproveitar a verticalidade das plantas.

Invista em plantas altas e de uma só cor, como, por exemplo, trepadeiras como Jasminum officinale, Hederas spp, Bouganvillea sp. A ideia para a otimização e organização é recorrer a plantas de cores suaves. Se lhe perguntar o que acha de organização do seu jardim, qual é a sua resposta?!

Poderá Também Gostar