Numa viagem à Toscânia em outubro, tivemos a oportunidade de visitar dois produtores associados da Flora Toscana, um produtor de próteas e um produtor de ciclâmenes e estrelas-de-Natal.
Produtor Marco Conforti
Nesta produção de cerca de 6.000 m2 de estufas faz-se a produção de uma série de variedades de proteáceas, nomeadamente a Protea Little Prince, Protea Mini King, Protea White Crown, Protea White King, Protea Tasman Ruby e uma série de variedades de Leucospermum.
Estas plantas são cultivadas em estufa, neste momento há uma série de plantas que acabaram de ser envasadas no início de outubro e ficam a desenvolver-se até à primavera de 2022, altura em que serão comercializadas. O processo desde que se planta a estaca da planta-mãe até à comercialização são 24 meses.
Para além das próteas, este produtor também cultiva duas variedades diferentes de Ilex verticillata bem como Isopogon formosus, também uma planta australiana muito procurada pela sua floração cor-de-rosa exuberante.
Produtor Biagiotti
Visitámos este produtor associado da Flora Toscana que nesta época do ano tem a sua produção concentrada em dois tipos de plantas: Ciclâmenes de várias cores, cerca de 100 mil plantas, e estrelas-de-Natal ou pointesettias ou Euphorbia pulcherrima, cerca de 110 mil plantas e também crisântemos, numa estufa de cerca de 4.000 m2.
Na primavera e verão a sua produção é maioritariamente de begónias de uma serie de variedades, hibiscos, gerânios,
Para além da produção de plantas comercializadas pela Flora Toscana, esta também é uma empresa de comercialização de plantas de outros produtores, bem como de materiais, ferramentas de jardinagem, equipamentos, vasos, etc. Mas a comercialização é apenas para profissionais como empresas de construção de jardins, Centros de jardinagem, floristas, etc.
Flora Toscana
Visitámos ainda a sede desta empresa que representa mais de 200 produtores de plantas e de flores de corte, que cada vez mais se assume como a plataforma dos produtos italianos em Portugal.
Pudemos ver a montagem de bouquets de flores para os supermercados, bem como a preparação das encomendas das mais variadas plantas para Portugal, Espanha e muitos outros países da Europa.
Anualmente a Flora Toscana envia para Portugal vários camiões de plantas, sendo o auge da exportação nos meses de primavera que infelizmente este ano foi bastante atípica.
São cada vez mais os clientes portugueses a procurar as próteas no mercado nacional, sendo a Flora Toscana o maior produtor da Europa deste tipo de plantas. Também os catos e suculentas, bem como os citrinos e as plantas de interior começam a ter bastante mais procura em Portugal, aumentando a oferta de plantas da Flora Toscana.
Fotografias de Elisa Baccioni.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.