Notícias

1º Festival Leroy Merlin acontece este fim de semana

Festival Leroy Merlin

 

Este fim de semana, dias 9 e 10 de setembro, realiza-se o 1º Festival Leroy Merlin do mundo, na Fábrica Braço de Prata em Lisboa. O evento reúne colaboradores, clientes e parceiros da marca para celebrar os seus 20 anos de existência em torno de um cartaz repleto de atratividades. Na abertura, estiveram Isabel Silva como host, João Lavos, Líder de Impacto Positivo, e Ana André, Diretora de Marketing Data-Driven.

A Leroy Merlin nasceu no pós-guerra, em 1923, quando Adolphe Leroy e a sua esposa Rose Merlin abriram a primeira loja em França onde vendiam produtos excedentes da 1ª Guerra Mundial. Já aqui se adivinha o ambiente familiar da empresa e a ideia de aproveitar os recursos disponíveis para reconstruir as casas da população. Em 2003 foi aberta a primeira loja em Portugal, nomeadamente em Gondomar, que contava com 100 colaboradores. Atualmente, a rede conta com 50 lojas espalhadas um pouco por todo o país e mais de 6000 colaboradores. O ano passado, a marca contabilizou mais de 100 mil produtos diferentes vendidos e atingiu o patamar 1000 M € faturados.

Desde a fundação ao presente, o valor fundamental persiste: “de pessoas para pessoas”. A empresa assume o envolvimento humano e o impacto social como um pilar identitário que rege a sua forma de ação. No Festival, que foi planeado em reflexo dos valores da marca, irá existir uma “sala do impacto positivo”, um espaço degradado que o Leroy Merlin está a recuperar e irá deixar posteriormente para usufruto dos utilizadores da Fábrica.

A sustentabilidade é outro alicerce que se revela simultaneamente um desafio. Como pode uma marca crescer mantendo os parâmetros da sustentabilidade? João Lavos diz que “o modelo de crescimento atual não é possível, não é sustentável. A chave é o equilíbrio. A Leroy Merlin tem 24 compromissos para os próximos 10 anos, entre os quais, focar-se nas pessoas, em particular nos seus colaboradores, e acompanhar os clientes com hábitos sustentáveis.” Um dos objetivos é, até 2026, ter 80% das vendas em produtos sustentáveis, tendo em consideração toda a cadeia de produção do produto, desde a origem da matéria-prima, à pegada ecológica, passando pelas condições dos trabalhadores envolvidos. Uma novidade para o próximo ano é a atribuição de scores ou pontuações aos produtos comparando-os em termos de sustentabilidade. Outro objetivo consiste na redução da pegada de carbono da marca em 50% até 2035. Inclusive, a pegada de carbono do festival estará a ser calculada para que seja compensada futuramente. Uma das salas do festival chama-se “casa eficiente” e pretende sensibilizar para as questões da energia e da água, os dois elementos menos eficientes e sustentáveis em casa.

Os 20 anos foram celebrados ao longo de todo o ano com descontos, a campanha “20 anos, 20 remodelações”, celebrações internas ou golden tickets para o festival escondidos nas lojas. As celebrações culminam neste festival que une a música à bricolagem. No dia 9 estão programados concertos do Toy, Pedro Mafama, Projeto Bug e dos Merlin Tones (banda composta por colaboradores da Leroy Merlin). No dia seguinte, sobem ao palco Bateu Matou, HMB e DJ Flava. Durante os dois dias, espalhados pelos diferentes espaços da fábrica, irão decorrer workshops do it yourself. Destacam-se “Como tratar das minhas plantas” com Carla Vinagre, “Passos para criar a sua horta” com a SIRO, “Como criar peças decorativas com corda” com Joana Pimenta, ou “Como criar um saco de praia reciclado” com Juliana Lima.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar