Jardim

5 tarefas de outono

Melhore o sucesso das suas plantações e prepare o jardim, varanda ou terraço para que esteja bonito e saudável no outono e inverno.

Esta é uma época mais serena, e as tarefas de jardinagem ou horticultura podem ser feitas com mais calma. Aproveite esta agora para melhorar a qualidade do seu solo, fazer novas plantações e dividir algumas plantas.

1. LIMPEZA DOS CANTEIROS, FLOREIRAS E VASOS DAS FLORES DE ÉPOCA

Muitas flores de época como as petúnias, zínias, dálias, celósias, etc. estão a acabar as suas florações. É importante retirá-las do terreno, floreiras ou vasos e limpar o solo ou os canteiros e vasos, para prevenir o aparecimento de pragas e doenças. Se as plantas ainda estão em boas condições, faça apenas uma limpeza removendo as flores, folhas e ramos secos. Nos vasos de onde retirar as flores, retire também o substrato e aproveite para fazer uma boa limpeza antes de plantar novamente, pode usar água e bicarbonato de sódio, nos vasos de barro que estejam muito sujos, por causa da acumulação de sais; esta é uma excelente forma de os limpar.

2. FAÇA UMA ANÁLISE DO SEU SOLO

Esta informação pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das suas plantas. Pode recolher uma amostra do seu solo, tendo o cuidado de cavar primeiro para recolher a que está a 30-40 cm de profundidade. Pode mandar analisar em num laboratório mais próximo, pois há vários no País. Pode também medir o pH de forma simples, com recurso a um medidor de pH que se compra em qualquer loja da especialidade, ou pode usar as tiras de medição de pH das piscinas. No site e no Youtube da Jardins, pode ver um vídeo sobre este tema, da série Enciclopédia de Jardinagem – Preparação do solo, onde se explica como fazer a medição do solo e como se pode perceber qual a estrutura do solo. Consoante a análise, faça as correções necessárias para que o solo melhore, pode ser adição de matéria orgânica, cal, etc.

3. FERTILIZE E ADICIONE COMPOSTO

Nesta época do ano, a fertilização deverá ser mais centrada no desenvolvimento da parte subterrânea das plantas, logo o fósforo e o potássio são necessários. Também é uma boa época para adicionar matéria orgânica, pois esta vai aumentar a temperatura do solo, o que aumenta a fertilidade e protege as raízes das baixas temperaturas, ajudando também ao enraizamento das plantações de inverno. No Youtube da Jardins, pode ver um vídeo da série Enciclopédia de Jardinagem – Fertilização sobre este tema sobre os tipos de fertilização a fazer em cada época. Nesta época, deve também fertilizar todas as suas plantas de interior e, a partir de agora, reduzir a fertilização para apenas uma vez por mês.

4. DIVISÃO DE TUFOS

Depois das limpezas e antes das adubações e adição de matéria orgânica, pode aproveitar para dividir os exemplares que já estejam muito grandes: plantas como o cebolinho, os agapantos, as gazânias e também plantas de interior como as Calathea e lírio-paz. Todas as plantas que ramificam desde a base podem ser divididas desta forma, há apenas que se ter o cuidado de não danificar as raízes. No caso do cebolinho e plantas como as gazânias, deve também podar ligeiramente a parte aérea para que seja mais fácil o enraizamento das plantas.

5. PREPARE O SOLO E FAÇA NOVAS PLANTAÇÕES

Depois de limpar os canteiros ou vasos, remover as plantações de primavera verão e adubar, está na hora de fazer as suas plantações para o outono e inverno. Esta é uma excelente época para plantar, pois as temperaturas já são mais amenas, o que faz com que as plantas não desidratem com tanta facilidade, mas o solo ainda está com uma temperatura alta, o que facilita o enraizamento, antes de as temperaturas baixarem mais. Pode plantar árvores de fruto e ornamentais, nesta época do ano há uma série delas que encontra de raiz nua, que são mais baratas, mas têm de ser plantadas rapidamente. Também pode plantar todo o tipo de, arbustos, sebes e trepadeiras, e ainda fazer plantações de flores desta época como urzes, amores-perfeitos, prímulas, margaridas-inglesas, cravos-túnicos ou calêndulas.

Poderá Também Gostar