Por vezes, quando queremos um espaço verde na nossa casa, pensamos apenas no lazer e muito raramente no trabalho que o mesmo vai dar!
O espaço que considerávamos bonito torna-se mais um “quem é que vai passear o cão?”. Para quem deseja realizar a manutenção do seu espaço verde, nada melhor que torná-lo um espaço de baixa manutenção.
Lembre-se que a quantidade e tipo de vegetação que colocar irá ser proporcional à manutenção. Apresentamos as nossas sugestões:
1- Cubra o solo com revestimentos como o seixo, casca de pinheiro, entre outros, aplicando uma tela geotêxtil por baixo, para minimizar o crescimento de ervas daninhas.
2- Embora o verde seja a tonalidade de eleição em qualquer jardim, se não quer ter uma manutenção regular e obrigatória, evite a colocação de relva. A relva implica corte, adubação e rega frequentes.
3- Se pretender efetuar a cobertura do solo com relvado, evite as variedades de crescimento rápido que consomem mais água, manutenção e fertilização.
Outra forma de reduzir a manutenção do relvado é a escolha do seu formato. Uma forma retangular é mais fácil de manter e demora muito menos tempo a cortar do que formas curvas e com ângulos de difícil acesso para o corta-relvas.
4- Para quem quer uma área relvada sem manutenção, existe sempre a relva sintética. Esta pode ser colocada em solo compactado e preparado ou diretamente em áreas cimentadas.
5- Escolha plantas tolerantes à seca, importante sobretudo no verão. Se tiver plantas que necessitem de mais água, considere a colocação de um sistema de rega.
6- Quando fertilizar as suas plantas, opte por fertilizantes de libertação lenta. Possuem um tempo de atuação prolongado, podendo ir até seis meses, mantendo a mesma nutrição.
Desta forma economiza tempo e dinheiro.
7- Opte também por plantas de folhagem perene. Desta forma vai evitar o trabalho de limpeza e remoção de folhas secas, que ocorre na maioria das espécies nas estações do outono e inverno.
8- Utilize vasos com cor, textura e com formas diferentes. Eles irão acrescentar interesse ao seu jardim.
Existe já uma vasta gama de vasos de vários materiais que darão o cunho pessoal à decoração do seu espaço verde. Evite materiais que necessitem de manutenção regular, como a madeira.
9- Aposte na decoração com painéis de ocultação em vez de trepadeiras para cumprir a mesma função. Desta forma não terá de realizar podas regulares para manter a planta no sítio que pretende.
Recomendamos que os painéis sejam em materiais de baixa manutenção, como resinas ou em aço Corten.
Agora, desfrute do seu jardim e aproveite o seu tempo livre para outras atividades!
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.