Inspirações

Lantana montevidensis: planta rasteira e de fácil manutenção

Para colorir o seu jardim no verão

A Lantana montevidensis é uma das minhas plantas de eleição para formar bordaduras floridas durante longos períodos de tempo. É um semi-arbusto ou herbácea perene originária da América do sul e encontra-se facilmente em qualquer centro de jardinagem em três cores diferentes, lilás, branco ou amarelo.

As suas folhas verdes e peludas são muito perfumadas e semi-permanentes, podendo perder parte das folhas no inverno, principalmente as amarelas porque são menos tolerantes ao frio.

Plantação

As Lantanas devem ser plantadas em locais com grande exposição solar, suportam climas quentes e são sensíveis à geada. São plantas pouco exigentes quanto ao tipo de solos mas estes têm de ser bem drenados porque não toleram encharcamento. Como são muito resistentes à salinidade podem ser plantadas junto ao mar.

Utilização

Como são plantas muito versáteis, as Lantanas podem ser utilizadas nas mais diversas situações. No jardim funcionam muito bem como cobertura de solo, bordaduras de canteiros ou jardins rochosos, em varandas pode plantar em cestos suspensos ou floreiras.

Manutenção

As Lantanas são plantas extremamente resistentes e que exigem muito poucos cuidados de manutenção. São ideais para quem tem pouco tempo para se dedicar ao jardim. Deve controlar o seu crescimento no fim do outono com uma poda ligeira e fertilizar todos os anos para promover uma floração abundante. No primeiro ano após a plantação tem de se ter mais atenção à rega mas, depois de bem enraizada, tende a ser bastante tolerante à seca e necessita apenas de regas ocasionais.

Tome Nota

  • Nome vulgar: Lantana rasteira
  • Particularidade: herbácea perene, rasteira, muito resistente e com muita flor roxa, amarela ou branca desde a primavera até ao outono.
  • Local de plantação: Pleno sol tipo de solos: todo o tipo de solos
  • Utilização: Bordaduras, floreiras, cobertura de solo e rock gardens.

Fotografias: Tiago Veloso

 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar