No inverno, se a temperatura é inferior a 0 ºC, as plantas podem ter problemas de sobrevivência.
Mas existem espécies resistentes que não temem o mau tempo. Em baixo damos-lhe a conhecer 10 exemplos, que se destacam pelas flores e pela folhagem.
Flores
Galanthus
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2018/01/FLO-000817-PIC_copy_rgb.png)
Pequena bolbosa de floração invernal, ideal para plantar em grupos. Cresce muito bem sobre o relvado.
Manutenção: Plante os bolbos em terra rica em húmus ligeiramente húmida mas suficientemente porosa para que a água circule sem dificuldade. Coloque a planta em sol/sombra, debaixo de uma árvore ou arbusto.
Santolina
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2021/01/14005010738_492f3f2e46_b.jpg)
Arbusto arredondado de folhagem acinzentada e cabeças florais amarelas. Não supera meio metro de altura ou de largura. Também cresce muito bem em vasos de terracota.
Manutenção: A principal exigência é o sol. Cresce em solos porosos, de natureza arenosa ou pedregosa e sobretudo nos pobres. Depois de estabelecida, suporta longos períodos sem água.
Madressilva
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2021/01/14540472763_0955779df0_k.jpg)
Trepadeira de crescimento vigoroso e generosas florações de doce aroma. No meio natural, os ramos enrolam-se nas árvores e arbustos.
Manutenção: coloque a planta ao sol ou em sol/sombra, em qualquer tipo de solo. Se a colocar junto de um muro, junte terra fértil. No inverno ou início da primavera, pode em cada dois ou três anos.
Amor-perfeito
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2018/01/1166907-GPL_copy_rgb.png)
Todos os amores-perfeitos são originários da espécie Viola tricolor, que se destaca pelas suas bonitas flores.
Manutenção: Plante no outono em terreno fértil e húmido, ao sol ou em sombra parcial. Também pode semear no início da primavera. Para florescer durante meses, elimine as flores à medida que secam. Assegure-se que o solo permanece sempre húmido mas sem encharcar.
Heléboro
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2021/01/annie-spratt-RGPsrTl5JeM-unsplash.jpg)
Vivaz herbácea que aguenta muito bem o frio, inclusive temperaturas abaixo de zero. As folhas desenvolvem-se rente ao solo e por isso tornam-na indicada para cobrir taludes.
Manutenção: Plante no outono, em meia sombra, a coberto dos raios solares, em terreno bem drenado e rico em matéria orgânica. Necessita rega regular, sem encharcar, quando está em pleno desenvolvimento, ou seja, agora.
Folhas
Azevinho
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2018/01/1179333-GPL_copy_rgb.png)
Arbusto de folha permanente com muitas variedades. O mais comum é o Ilex aquifolium, com folhas verde escuro, por vezes com matizada de creme ou amarelo. Apresenta insignificantes flores e frutos esféricos no Inverno.
Manutenção: Prefere a sombra parcial ou total, nos climas mais quentes. Dá-se melhor em zonas frescas. Necessita terreno rico em matéria orgânica, de carácter ácido.
Folhado
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2021/01/39689051161_40954de28c_k.jpg)
Arbusto que alcança facilmente 3 metros de altura e que se cobre de inflorescências planas, em branco, a partir de final do outono e até ao início da Primavera.
Manutenção: Prospera ao sol ou em sombra parcial. Prefere os solos húmidos mas não encharcados, profundos e férteis e inclusive tolera os alcalinos. Plante no outono.
Hebe
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2021/01/1024px-Flickr_-_brewbooks_-_Hebe_x_Sapphire.jpg)
Pequeno arbusto de folha perene que não supera um metro de altura e apresenta folhas grossas, carnosas e agudas. Destaca-se também pelos raminhos de flores púrpura azulados que podem surgir no Verão.
Manutenção: Dão-se em todos os solos e vivem bem ao sol ou sol/sombra. As geadas fortes podem afectá-los mas neste caso voltam a brotar a partir da base, sem problemas.
Cotoneaster
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2018/01/1185115-GPL_copy_rgb.png)
Planta arbustiva de grande resistência. Existem variedades rasteiras, outras servem para criar sebes informais e algumas crescem em vasos.
Manutenção: Prefere o sol pleno, embora tolere a sombra parcial. É muito pouco exigente no que diz respeito ao solo desde que não seja muito seco ou pesado. Necessita poda regular para modelar a forma.
Hortênsia de folha de carvalho
![](https://revistajardins.pt/wp-content/uploads/2021/01/5957983409_8ea7774c69_o.jpg)
Este Hydrangea quercifolia trata-se de uma espécie com folhas semelhantes às da árvore que lhe dá o nome. Em junho também floresce com cabeças brancas e rosas. A folhagem muda de cor no outono.
Manutenção: Nas zonas atlânticas cresce melhor ao sol. Necessita de solo ácido. Se o seu solo não é ácido, necessita fazer a necessária correcção e juntar turfa ou estrume decomposto.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.