Plantas

Loendro: ficha de cultivo

loendro (nerium oleander) com flor vermelha

 

Quer seja no jardim ou no terraço, o loendro mantém-se vivaz e espetacular durante as estação mais quente do ano, acabando por oferecer raminhos de flores até ao outono. Apesar da sua beleza, esta planta ornamental é extremamente tóxica e mortífera.

 

Nome científico: Nerium oleander 

Família: Apocynaceae

Origem: África e região mediterrânica

Nome vulgar: Loendro ou cevadilha

Ciclo de vida: Arbusto perene

Propagação: Por semente e estaca

Época de plantação: Qualquer época do ano, de preferência no outono e na primavera.

Época de floração: Primavera, verão e outono

Cor da floração: Branca, rosa, encarnada

Altura: Até 4 m

Distância de plantação mínima: 1, 5 m

Utilizações: Sebes, isolado, maciço, taludes.

 

Características

Arbusto de grandes dimensões e de folha persistente. As flores variam entre branco, rosa e vermelho e surgem na primavera prolongando-se até ao outono.

Planta autóctone, na natureza surge em matagais ripícolas ou junto a linhas de água de regime torrencial. Resistente à poluição atmosférica, esta planta é muito utilizada nos separadores das autoestradas. Apesar de ser também muito usada como ornamental, deve ter atenção pois o loendro é tóxico para humanos através da ingestão. 

 

Condições de cultivo

O Nerium oleander está adaptado ao clima mediterrânico, sendo pouco exigente em termos de solo e temperaturas. Resiste à salsugem e aos ventos marítimos. É tolerante às geadas. Deve ser plantado em zonas expostas ao sol.

Versátil, o loendro pode ser cultivado sozinho, em maciços ou sebes. Também pode ser plantado em vasos, desde que tenham alguma dimensão. Como se trata de uma planta muito tóxica, se tiver crianças ou animais de estimação, aconselhamos a que os plante em zonas menos usadas.

 

Manutenção

Planta muito rústica, tolera bem períodos de seca. A rega deve acontecer sobretudo no verão e nos dois primeiros anos para ajudar a planta a fixar-se.

A poda não é essencial. Ainda assim, para controlar o crescimento ou promover o arejamento pode podar no inverno, removendo os ramos secos, cruzados ou mortos. Retire também as flores secas.

 

Leia também:

Plante já o Viburnum ou folhado

Poderá Também Gostar