Inspirações

A ARGILA EXPANDIDA LECA® nas coberturas verdes

A associação de vegetação a elementos construídos traz vários benefícios ambientais, económicos ou sociocomunitários.

A argila expandida Leca® é um agregado inorgânico e leve, com uma densidade entre 275 kg/m3 e 455 kg/m3, otimizado para uma relação perfeita entre massa volúmica e resistência. Sendo inerte e não absorvendo humidade do ar, a Leca® mantém-se inalterada ao longo dos anos, podendo ser reciclada e reaproveitada infinitamente.

São estas características que fazem da Leca® um componente muito prático e funcional, cada vez mais utilizado na conceção de coberturas verdes, hoje desenhadas para serem ainda mais ecológicas, sustentáveis e económicas.

As três camadas realçadas são aquelas para as quais a Leca® tem produtos que vêm melhorar o desempenho e a funcionalidade, aumentar a rapidez de instalação e ao mesmo tempo baixar custos de manutenção das coberturas verdes.

Para a pendente existe o Leca® Uno, um betão leve pré-misturado em fábrica que combina enchimento e betonilha num só produto, permitindo fazer a pendente numa só operação e com menos tempo de secagem.

Na camada drenante, entra a argila expandida Leca®, que reúne funções de drenagem, arejamento, retenção de água e adicional isolamento térmico.

Este agregado, disponível em várias granulometrias, prova ser a escolha ideal porque é fisicamente estável (na forma e na capacidade drenante) e quimicamente inalterável. Desta forma, permite uma contínua difusão de oxigénio e vapor de água enquanto aumenta a espessura da camada de enraizamento disponível para a penetração das raízes.

A camada de drenagem passa assim a ter maior porosidade, isolamento térmico, capacidade de retenção e absorção da água que lentamente disponibiliza às plantas, sendo ao mesmo tempo um produto natural e reciclável.

Finalmente, para a camada de substrato, há a nova argila expandida Leca® Hydro, que é um granulado especialmente estudado e concebido para ser adicionado aos substratos.

Sabemos que um bom substrato, como meio de desenvolvimento das plantas, tem as funções de fornecer água, oxigénio e nutrientes às plantas, por isso é fundamental que este cumpra alguns requisitos: ser leve, poroso e simultaneamente resiliente e estruturalmente estável, com capacidade de retenção e permeabilidade hidráulica adequada.

Adicionando Leca® Hydro a um substrato, é possível elevar todas as suas características originais, aumentando a fertilidade e durabilidade do meio de desenvolvimento das plantas.

Valendo-se dos vários produtos Leca® atualmente disponíveis no mercado, é possível ao jardineiro de casa que quer renovar o seu jardim assim como ao arquiteto paisagista que concebe projetos de maior complexidade, como são as coberturas verdes, implementarem um sistema dinâmico multicamada que utiliza os recursos hídricos mais eficientemente, criando paisagens criativas, ornamentais e produtivas com menor pegada ecológica, reduzida manutenção e muito maior longevidade.

Uma cobertura verde multicamada implementada no telhado de um edifício ou noutra construção é composta por várias camadas, nomeadamente (ordenadas de cima para baixo):

  1. Vegetação.
  2. Substrato.
  3. Filtragem para retenção de partículas de substrato, raízes maiores e microfauna.
  4. Drenagem das águas pluviais e de rega.
  5. Isolamento térmico para estabilizara temperatura sob as raízes e no interior do edifício.
  6. Proteção da impermeabilização do edifício.
  7. Impermeabilização, com características antirraízes.
  8. Laje e pendente.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar