Notícias

Homenagem ao professor e arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles

Gonçalo Ribeiro Telles, Arquiteto Paisagista e Engenheiro Agrónomo formado pelo Instituto Superior de Agronomia, em 1952, fez parte da primeira geração de Arquitectos Paisagistas formados em Portugal.

Faleceu hoje, dia 11 de Novembro de 2020, um homem visionário que escolheu preocupar-se e cuidar do ambiente e da vida verde muito antes de estes se terem tornado assuntos tão discutidos e prementes na nossa sociedade global.

“Pensador, projetista, professor, membro do governo, legislador, deputado e vereador, defensor de muitas causas, desempenhou um papel significativo em momentos decisivos da história contemporânea portuguesa. A defesa da democracia, o equilíbrio ecológico da paisagem e a qualidade de vida da população portuguesa são as notas dominantes da sua vida cívica e carreira profissional”

Fonte: Catálogo da Exposição “A Utopia e os Pés na Terra. Gonçalo Ribeiro Telles”, Museu de Évora, 2003

A sua obra, no âmbito de planos de ordenamento do território e da paisagem, de projectos de espaços verdes públicos e privados e das referências escritas é muito vasta. Podemos destacar o Jardim da Gulbenkian mas são de facto incontáveis as mudanças e inspirações, pequenas e grandes, que surgiram do conhecimento e partilha de Gonçalo Ribeiro Telles.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar