Jardim

Chuva de agosto, apanhá-la dá gosto

Um mês em que as regas não podem nunca ser esquecidas e em que a chuva sabe muito bem para acalmar o calor e refrescar as culturas!

TAREFAS GERAIS

Importante tratar das culturas já instaladas, muita atenção às regas e mondas para combate de infestantes. Também é importante fazer os tratamentos fitossanitários que se venham a revelar necessários. Por forma a minimizar as perdas de água e proteger os pés das plantas do excesso de calor, pode optar-se por proceder ao empalhamento das culturas. Faz-se a colheita dos muitos frutos e legumes que temos vindo a cultivar e cuidar.

NA HORTA

Para as plantas que já estejam crescidas – capar tomateiros, meloas, melancias e pepinos.

Transplantar as plantas semeadas nos meses anteriores e que já estejam crescidas.

Ainda pode plantar batata de cultivares mais tardias.

Combater infestantes.

NO POMAR

Podar citrinos.

Fazer alporquias em citrinos.

Enxertias – a partir de meados do mês, fazer enxertias de borbulha em espécies de “caroço” como cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros; enxertia de escudo em citrinos; enxertia também de borbulha e anel em pessegueiros, ameixeiras, amendoeiras, nogueiras e castanheiros.

NO JARDIM

Plantar herbáceas anuais de flor variadas.

Aparar, regar e fertilizar os relvados.

Fertilizar as roseiras.

Fertilizar as hortênsias (hidrângeas) de acordo com as suas cores.

Podar sebes e arbustos de folha persistente e árvores e arbustos que estiveram com flores no inverno como azáleas, camélias, magnólias, rododendros, entre outros.

Estacarias – de ornamentais, aromáticas e outras, como petúnias e verbenas, e aromáticas que não estejam em flor, por exemplo, tomilho e salva, e aproveitar para fazer estacaria herbácea e semilenhosa com as partes que resultam das podas várias – incorporar.

Enxertias – fazer enxertias de borbulha, escudo e anel em muitas árvores e arbustos ornamentais.

Alporquias, por exemplo em camélias, entre outras.

CALENDÁRIO DE SEMENTEIRA

Nota: Nas camas de sementeira, incorporar à superfície substrato adequado para sementeiras.

NORTE E INTERIOR, CENTRO E SUL

FLORES

Ageratos, amarantos, balsamina, begónias, bocas-de-lobo, camomila, capuchinhas, celósias, ciclâmenes, clárkia, cravo-da-índia, cravos de todo o tipo, cólios, cosmos, crisântemos, cristas-de-galo, dimorfotecas, gerânios, girassol, goivos, gipsofilas, girassóis, impatiens, ipomeias, lobélias, malmequeres, petúnias, portulacas, salvas, sécias, statice, tabaco ornamental, verbenas, zínias, etc.

LEGUMES

Alface, acelgas, chicória, abóboras, alcaparras, alcachofras, agrião, beterraba, cenoura, couves em geral, curgete, lentilhas, melancia, pepino, cornichon, chícharo, grão, milho, nabo, nabiça, quiabos, rabanetes, rúcula, ruibarbo, tomate, salsa, soja, girassóis.

Semear ainda todas as aromáticas como aipo, alfazema, arruda, coentros, cerefólio, endro, erva-cidreira, estragão, funcho, hissopo, hortelã, manjericão, manjerona, salva, salsa, segurelha, tomilho, etc.

Poderá Também Gostar