A Tillandsia caput medusae ou Tillandsia Polvo é considerada uma das plantas aéreas mais resistentes e fáceis de cultivar.
Esta é uma planta originária da América Central que, em termos de condições de desenvolvimento, é pouco tolerante ao frio (nomeadamente abaixo dos 3 °C), especialmente se estiver húmida.
É considerada uma das plantas aéreas mais resistentes e por essa razão é das mais difundidas e mais cultivadas um pouco por todo o lado.
Descrição da Tillandsia Polvo
Apresenta como umas das principais características inflorescência magenta-avermelhada e pequenas flores tubulares de cor violeta.
As suas folhas estão cobertas de tricomas, isto é, “microescamas” que recobrem as folhas das Tillandsias e que permitem a retenção e absorção de nutrientes — que lhe conferem uma textura aveludada.
A grossura e aspeto retorcido das suas folhas valem-lhe a denominação de cabeça de medusa ou Tillandsia Polvo.
Leia mais: Conheça a exótica Tillandsia ionantha
Esta espécie é ageotrópica, o que significa que pode crescer em linha reta mesmo quando colocada horizontalmente ou invertida. Por isso, não cresce girando em resposta à gravidade como acontece com a maioria das plantas.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.