Jardim

Conheça melhor o seu Callistemon

Callistemon é um género de arbustos da família Myrtaceae, descrito pela primeira vez em 1814. Todas as plantas são endémicas da Austrália, mas amplamente cultivadas em muitas outras regiões e naturalizadas em locais diversos.

As espécies de Callistemon são comumente chamadas de limpa-garrafas por causa das suas flores cilíndricas que lembram uma escova para garrafas tradicional.

São encontrados principalmente nas regiões mais temperadas da Austrália, ao longo da costa Este e favorecem as condições húmidas e quando plantados em jardins adoram rega regular.

Estas plantas podem ser propagadas por estacas (algumas espécies mais facilmente do que outras) ou a partir das sementes. A floração ocorre na primavera e no início do verão, mas as condições climáticas podem causar a floração noutras épocas do ano.

As estruturas mais óbvias na massa de flores são os estames, com o pólen na ponta do filamento. As pétalas são imperceptíveis. As cabeças das flores variam em cor dependendo das espécies — a maioria é vermelha, mas alguns são amarelos, verdes, laranja ou brancos.

Clique aqui para comprar esta planta na Loja Online da Viplant.

Cada inflorescência produz uma profusão de cápsulas de sementes ao redor de um caule que permanecem na planta com as sementes fechadas até serem estimuladas a abrir quando a planta morre ou o fogo causa a libertação das sementes.

Algumas espécies libertam as sementes anualmente.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar