A magia das dinâmicas cromatográficas outonais do bosque centro-europeu.
O parque Kosciuszko, fundado no século XIX (ano de 1888), contempla uma área de 72 hectares. Este espaço verde, situado na rua de mesmo nome (ul. Kosciuszko), é um dos parques urbanos mais utilizados da cidade polaca de Katowice, bem como das populações/cidades localizadas na área de influência desta urbe – i.e., as cidades-satélites de Katowice como Bedzin, Chorzów, Dabrowa Górnicza, Myslowice, Sosnowiec, entre muitas outras aglomerações urbanas, o que pode ser compreendido como um dos indicadores da relevância do parque a nível regional.
Mediante um breve percurso pelo parque, denota-se, por via dos seus arranjos paisagísticos, uma forte influência do estilo de jardins e parques ingleses – remontando ao período do Movimento dos Parques Urbanos. Historicamente, o parque é visto como um dos lugares mais belos da cidade de Katowice.
Segundo os transeuntes, tal beleza deve-se aos interessantes arranjos florísticos nos canteiros, nas zonas de transição, das suas pérgulas, dos jardins classicistas, e ainda, pelo seu bosque.
A beleza da composição das plantações
Atualmente, através de um passeio pelo parque, é possível desfrutar de largas avenidas de espécies arbóreas caducifólias e perenifólias, criando dinâmicas cromatográficas únicas, principalmente na estação de outono.
Existem ainda diversos espaços abertos, tapizados por relvados e/ou prados floridos, quebrando, aqui e acolá, a sensação de preenchimento promovida pelo bosque centro-europeu.
DINÂMICAS CROMATOGRÁFICAS nas extensas avenidas e espaços de transição do parque – outono.
Além dos impetuosos e seculares exemplares arbóreos presentes no parque, pertencentes ao bosque centro-europeu, em particular à região da Baixa Silésia (onde outrora habitaram os tão místicos bisontes-europeus), devem ser enfatizados os arranjos de plantas arbustivas e herbáceas nativas.
É também de salientar a forma inteligente como se utiliza o mobiliário urbano e a forma cénica como se joga com as diversas cores do material vegetal – como disso são exemplo as Prunus cerasifera var. pissardii colocadas entre os agrupamentos de perenifólias, atribuindo contraste cromatográfico entre os tons de verde e o púrpura.
A importância histórica e patrimonial
Não obstante, não apenas a componente vegetal deve ser destacada neste espaço, mas também a componente histórica.
Neste sentido, é possível ao visitante encontrar elementos construtivos inerentes à História do local, tais como: o monumento comemorativo ao patrono da cidade, Tadeusz Kościuszko, oferecido pelo povo de Katowice em 1925; a torre de para-quedas, funcionando atualmente como infraestrutura de treino militar; e ainda, o monumento comemorativo da participação heroica de habitantes de Katowice na defesa da cidade contra os invasores nazis, em 1939.
A SINGULARIDADE DO BOSQUE EUROPEU: A utilização da vegetação autóctone em meio urbano, criando espaços de lazer e fornecendo serviços ecossistémicos.
Existem ainda no Parque, muitas outras estruturas e utilidades que também elas merecem destaque. No espaço, existem duas construções de madeira únicas da Região da Silésia: um celeiro senhorial de 1688 e, a Igreja de São Miguel Arcanjo – uma igreja toda ela construída em madeira e, que foi alvo de um complexo processo de engenharia aquando da sua deslocação para o Parque de Kosciuszko.
O Parque contempla ainda, a presença permanente de uma galeria de escultura ao ar livre, onde são expostos trabalhos de artistas de renome Regionais, Nacionais e, Internacionais, como disso são exemplo os trabalhos de Zygmunt Brachmanski, Augustyn Dyrda, ou Andrzej Szczepaniec, entre muitos outros.
Nota ainda, para uma área, onde se encontram sepultados os soldados soviéticos caídos nesta região polaca no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
No inverno, várias áreas do Parque são reconvertidas para novas funcionalidades e atividades – i.e. as crianças podem praticar esqui no Parque; demonstrando a alta capacidade de resiliência do espaço.
COMO VISITAR:
Endereço: 40-001 Katowice, Polónia
Kosciuszko Park, Kościuszki, 40-001 Katowice Polónia
Entrada: gratuita
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.