As Neoregelias são bromélias de folhas dispostas em roseta aberta, que apreciam bastante luz, facto que condiciona a exuberância da sua floração: quanto mais forem as horas de exposição à luz, mais intensas serão as cores das suas folhas interiores.
Existe contudo um limite máximo de exposição à luz solar que se situa abaixo da exposição direta. Devem ser regadas a partir do interior e conter sempre água limpa. Se forem mantidas no exterior, a água deve ser escorrida nos meses mais frios.
Floração
Quando se aproxima a altura de florir, as folhas interiores da planta abrem-se e “tingem-se” de vermelho.
Tudo é feito para atrair os parceiros polinizadores: o abrir da urna central expõe as minúsculas flores coloridas e a apelativa composição vermelha sinaliza o local para quem passa por perto…
Simbiose perfeita
É considerada a planta-ninho ou ama-da-selva, pois inúmeras espécies de insetos e batráquios utilizam os seus minitanques para fazer a postura do seus ovos, realizando assim uma interessante relação simbiótica com vantagem mútua.
Condições de cultivo
É uma espécie epífita, uma vez que nas suas regiões de origem vive nos extratos intermédios das florestas.
É sempre aconselhável cortar os rebentos que esta planta produz quando tiverem cerca de metade do tamanho da planta-mãe e plantá-los num substrato leve para que possam florir mais rapidamente (cerca de 12 a 18 meses depois, se em boas condições).
As espécies mais comuns: Neoregelia carolinae, Neoregelia crispata, e Neoregelia flandria.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.