Conselhos Manutenção Geral

Conselhos de especialistas para uma horta mais biológica e funcional

Nós sabemos o quão difícil é ter uma horta ecológica perfeita, visto a quantidade infindável de inimigos naturais que a disturbam — desde as ervas daninhas, pássaros e insectos que passam o tempo a repicar os nossos frutos até à simples meteorologia que por vezes tem tanto de inesperada como de devastadora.

Por estas e por outras, leia um pouco sobre estas dicas que lhe farão muito jeito se tem uma horta e tenciona mantê-la saudável mas de forma barata e ecológica.

Armadilha para caracóis

Coloque vários pedaços de telhas velhas no jardim, mais concretamente em locais com plantações vulneráveis a pragas. Mantenha o solo húmido. Quando levantar as telhas, vai certamente descobrir numerosos caracóis que aí se instalaram. Aproveite a oportunidade e retire-os do jardim, onde causam danos devastadores.

Estrume de coelho

  1. Trata-se em geral (depende da alimentação) de uma boa fonte de azoto e de algum fósforo, importantes para a formação da flor e fruto;
  2. Contém também micronutrientes, sendo preferível usar no compostor ou no aproveitamento do chorume;
  3. Melhora a estrutura do solo e a sua fertilidade, não se deve usar em fresco pois pode “queimar” as plantas e tem a vantagem de não ter um cheiro desagradável.

Leia mais: Carências nutritivas das plantas: fósforo

Proteja o composto do sol

Nesta altura do ano, a mistura de materiais que se encontram em processo de compostagem pode sobreaquecer em zonas muito quentes, ultrapassando os 70 ºC recomendados para a fermentação. Como primeira medida, regue o material e em seguida proteja a compostagem do Sol directo, por exemplo, cobrindo o compostor com ramos. Pode também colocar o silo de compostagem debaixo de uma árvore e mantenha-o húmido e ventilado.

Poupe água

  1. Antes de plantar, junte à terra o máximo possível de matéria orgânica para que as raízes resistam melhor à seca;
  2. Plante em covas revestidas com sacos de plástico porque estes retêm a água mais tempo em redor das raízes;
  3. Aplique uma cobertura orgânica sobre cada palmo de terra visível. Um milímetro de água demora 8 vezes mais a evaporar em solo coberto do que em terreno desprotegido.

Leia mais: Jardins sem rega e resistentes à seca

Sebe com bagas

Uma sebe constituída por arbustos silvestres de baga resulta muito atractivamente em torno de todo o jardim ou horta ecológica. Além de mais, constituem uma autêntica dispensa invernal para pássaros e outros animais que ajudam a controlar as pragas.

Para melhorar os benefícios, faça uma mistura de espécies com forma arbórea pequena.

Chagas para afastar formigas do composto

Durante a decomposição do composto, as formigas podem ser atraídas pelo calor e nutrientes do silo de compostagem. Junto do local onde tem o silo, plante chagas ou lavandas porque o seu aroma repele as formigas. Outra opção é pulverizar a zona com uma infusão à base de erva-cidreira que pode fazer com 50 gr de planta fresca e 1 l de água.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar