Cozinhar

Estrelas de baunilha e canela

Estrelas de baunilha e canela

Ingredientes para cerca de 40 bolachinhas:

(adaptado da revista “Donna Hay Magazine”, dezembro/janeiro 2015, página 150)
  • 125 g de manteiga
  • 110 g de açúcar
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de pasta de baunilha (ou as sementinhas de 1 vagem de baunilha)
  • 225 g de farinha
  • 1 colher de chá de canela

Preparação

Numa batedeira ou robot de cozinha, bata muito bem cerca de 5 minutos o açúcar com a manteiga até obter uma massa pálida e cremosa.

Junte depois o ovo e a baunilha e continue a bater até estar bem incorporado. Acrescente depois a farinha e a canela e misture bem até obter uma massa mole.

Estique a massa entre duas folhas de papel vegetal e até ficar com uma espessura de cerca de 5 mm. Leve ao frigorífico para ganhar formosa antes de cortar a massa com os cortadores.

Corte depois a massa em forma de estrelas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 8-10 minutos, até ficarem douradas. Deixe arrefecer um pouco e transfira-as para uma grelha até arrefecerem completamente.

Repita até esgotar a massa, esticando sempre a massa entre duas folhas de papel vegetal e levando ao frigorífico para ganhar firmeza.

Depois de frias guarde numa caixa hermética.

Nota: A massa é mole e difícil de trabalhar. É mesmo necessário esticar a massa entre duas folhas de papel vegetal e de a refrigerar entre cada vez que se estica a massa ou então ficará tudo agarrado ao rolo da massa e aos cortadores de bolachas. Apesar de difícil de trabalhar, o que acontece na maioria das massas de bolachas que levam manteiga, vale a pena o esforço. Só é preciso um bocadinho de paciência!

Bom apetite!

Foto: Joana Roque

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar