Receitas

Faça a sua mostarda caseira

A mostarda é um condimento muito utilizado em culinária feita a partir das sementes da planta mostarda. Se prefere o que é que caseiro, sem introdução de químicos e outros aditivos, vai ter mesmo que experimentar fabricar a sua própria mostarda.

Como fazer

Para preparar as suas próprias variedades de mostarda comece por fazer farinha de mostarda. Para fazer mostarda inglesa, adicione vinagre. Para fazer mostarda chinesa, use cerveja.

Use sementes ou mostarda em pó. No caso de utilizar sementes, mergulhe-as em água durante duas horas e após esse tempo moa-as. Tenha em atenção que quanto mais escura a semente, mais forte a mostarda.

Junte a mistura ao líquido escolhido.

Para dar sabor, também pode usar vinho branco, rábano, salva, oregãos, paprika, manjericão, alho, cebola, cerefólio, cravinho, ligústica, açafrão, rosmaninho, manjerona, chili em pó, cominhos, pimenta-da-jamaica, canela, tomilho, estragão, salsa, endro, tabasco, caril, segurelha, noz-moscada ou cebolinhos.

Misture as especiarias e a farinha de mostarda antes de juntar líquido. Pode liquefazer com leite ou maionese. Adicione em quantidade suficiente para fazer uma pasta.

Deixe repousar até o sabor ser homogéneo. Conserve em pequenas quantidades para obter um sabor mais forte. Conserva-se durante muito tempo.

Bom apetite!

Foto: GettyImages

Livro “Remédios caseiros com plantas” de Jude C. Todd

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar