O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (FIJ) está de volta. A 13ª edição do evento é inaugurada hoje, pelas 16h00, e termina no dia 31 de outubro. Este ano o tema é “Jardim das Descobertas“.
No espaço do festival, em Arcozelo, será possível admirar jardins da Argentina, do Brasil, da Itália, da Holanda ou ainda do Japão. Portugal e Espanha apresentam duas propostas cada. “Novaterra”, “A Globalização das Plantas”, “El Jardin del Circulo” e “96 por cento” (o jardim mais popular da edição de 2016) são alguns dos projetos que poderão ser visitados.
Os mais novos também têm direito a um espaço próprio. No Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima vão ser expostos 12 jardins, um por cada centro educativo do concelho.
Durante maio, junho e julho, o festival pode ser visitado das 10h00 às 20h00. Em setembro, as visitas são das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 19h00. Em outubro, o FIJ encerra às 18h00. No período da manhã de segunda-feira o Festival de Jardins encontra-se encerrado para manutenção.
O Festival Internacional de Jardins não é estranho ao reconhecimento. Este ano, recebeu a “Europe for Festivals, Festivals for Europe” – EFFE Label 2017-2018, passando a integrar esta comunidade europeia de festivais. Em 2013, o FIJ tinha sido premiado nos Garden Tourism Awards, no Canadá.
O tema da edição de 2018 também já foi revelado: “O Clima nos Jardins”. As candidaturas estão abertas a partir de hoje.
Fotos: Município de Ponte de Lima
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.