Plantas Ornamentais

Heléboro: uma flor resistente ao frio

As precoces flores em forma de copa das espécies do género Helleborus representam a sua principal atração. Surgem no inverno e são resistentes à neve e às geadas mais intensas. Embora a maioria das espécies sejam de folha perene, as caducifólias podem manter as folhas velhas durante todo o inverno, contribuindo para a decoração do jardim até surgir a primeira cor das flores. A folhagem é grande e muito brilhante.

heléboro

Depois de enraizado sobre solo rico e bem drenado, o heléboro apenas requer cuidados de manutenção. Deve podar no início da primavera, para estimular maior brotada em plena produção de novas gemas. Pode fazê-lo também depois da floração para potenciar o crescimento. Se preferir, pode deixar crescer livremente, especialmente se o seu jardim ou o maciço em que está instalado é de tipo silvestre.

Espécies

As espécies mais comuns são a popular H. niger que produz flores brancas com até 7,5 cm de diâmetro; o H. lividus, que oferece raminhos de flores de cor verde amarelado a partir do segundo ano de vida; e o H. orientalis, que produz flores com pontinhos na parte inferior e cores amarelo pálido, branco, verde, vermelho ou grená, de acordo com a variedade.

Legenda:

1- Flor dupla: Espetaculares flores, simples ou duplas como este exemplar carmesism, são as ofertas dos diferentes híbridos de heléboro.

2- Sardento: Este híbrido sardento de flor dupla com fundo branco e manchas beringela parece ter influência oriental. É um dos numerosos Helleborus hybridus de origem desconhecida.

3- Oriental: Copas pendentes brancas, rosas ou púrpuras, por vezes manchadas, cobrem as matas de H. orientalis. A combinação é espectacular.

4- Verde: H. viridis, o heléboro verde, produz flores de cor verde suave durante todo o Inverno. As folhas, caducas e divididas, são mais intensas.

5- Híbridos orientais: Seleção de híbridos de Helleborus orientalis. As combinações de matizes, formas e manchas das flores são intermináveis.

6- Rosa de Natal: Poucas espécies são capazes de apresentar tamanha riqueza de formas e cores no inverno como o heléboro H. niger.

7- Híbrido: Helleborus x Ballardiae é um híbrido de H. lividus, de flores de cor verde amarelada, e H. niger, de flores de cor branco puro.

8- Verde e branco: O Helleborus x nigercors é um híbrido de Helleborus argutifolius, de flor verde em forma de copa, e H. niger, a popular rosa de Natal, de flores brancas. Daí, a sua combinação.

Dica: proteja as raízes

Existem heléboros resistentes como o atrorubens, niger, orientalis ou cyclophyllus e heléboros moderadamente resistentes como o lividus ou o sternii, cujas raízes convém proteger durante os meses mais frios para favorecer o desenvolvimento. Para isso, cubra o terreno que rodeia a planta com uma capa entre 5 e 10 cm de espessura de cortiça, palha, turfa ou composto. Pode fazer esta operação em qualquer altura, excepto quando o terreno estiver frio ou gelado. Caso contrário, está a impedir a entrada do ar nas raízes o que provoca a asfixia do exemplar.

Fotos: GettyImages e Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar