Varandas e Terraços

Ideias para ter gramíneas em varandas

Saiba como as gramíneas podem dar mais cor e leveza à sua vida.

Os meses de outono são especiais pelos seus tons dourados, mas aos poucos vão-se tornando mais cinzentos e nublados com o aproximar do inverno. A duração da luz do dia é mais curta e o tempo menos convidativo para viver a varanda.

Por isso, venho propor que pensemos nas nossas varandas como cenários de enquadramento. Façamos composições para contemplar e despertar o sentido da visão através de diferentes texturas e movimentos das plantas.

Há um conjunto de plantas que nos podem transmitir alguma leveza pela sua transparência e pelo modo único e especial como refletem a luz do fim do dia.

Esse conjunto de plantas são as gramíneas ornamentais, uma das famílias com maior riqueza de espécies e, hoje em dia, muito utilizada para embelezar os nossos jardins.

Assim, este mês, sugiro um conjunto de plantas que poderá sempre combinar com as espécies mais frequentes:

Gramíneas

BRIZA MEDIA

É uma espécie perene, com caules cilíndricos e ocos, com nós bem visíveis, e atingem cerca de 70 cm de altura. Tem uma floração de aspeto frágil e em forma de coração, que baloiça elegantemente ao vento.

STIPA TENUISSIMA

Gramínea perene, com uma altura de 0,60 m gosta de exposição solar direta e um solo com boa drenagem.

FESTUCA GLAUCA

Uma planta com um porte baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura, que cria maciços muito expressivos pela sua tonalidade azulada e pelo seu volume. Deve ser plantada sob sol pleno ou mesmo em meia-sombra, num solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.

LYGEUM SPARTUM

Gramínea perene, formada por um tufo compacto, com uma altura entre 0,40 e 0,60 m. Requer luminosidade e solo com boa drenagem.

AS GRAMÍNEAS EM GERAL EXIGEM UM CONTROLO regular do nível de humidade no solo bem como uma pode de controlo uma vez por ano.

Subarbustos e herbáceas

ANTIRRHINUM CIRRHIGERUM

Subarbusto perene, pode alcançar um metro de altura, podem agarrar-se a outros arbustos. Com flores grandes e de cor rosa-púrpura, é uma espécie que gosta de exposição solar direta.

GAURA LINDHEIMERI ‘SUMMER BREEZE’

É uma herbácea perene que apresenta cerca de 0,50 a 1,50 m de altura, tem um caule denso e ramificado e com um período de floração longo, desde o início da primavera, prolongando-se até às primeiras geadas de outono.

CENTRANTHUS RUBER

Herbácea perene de crescimento rápido, com um tufo denso e uma altura entre 0,60 e 0,80m. Deve ser plantada sob sol pleno ou mesmo meia-sombra.

EUPHORBIA CHARACIAS

Pequeno arbusto perene, pode alcançar 1,5 metro de altura, com flores grandes e de cor verde-amarelada com nectários amarelos. Gosta de exposição solar direta e solos bem drenados e com regas regulares.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar