Notícias

IKEA cria hortas comunitárias

horta comunitária IKEA

 

Com o objetivo de contribuir para o bem-estar dos seus colaboradores e melhorar o seu dia-a-dia, o IKEA instalou hortas comunitárias, o Farm 367, na loja de Alfragide.

Esta iniciativa vai ao encontro dos valores da marca e dos resultados obtidos no seu estudo recentemente divulgado “A vida em casa”. Este estudo refere que em Lisboa 26% dos inquiridos querem uma casa que os ajude a ficar mais ligados à natureza e 21% afirma que gostava que a casa fosse mais autossuficiente no que toca à alimentação e à energia.

Com a parceria das Hortas LX, o IKEA conseguiu colocar os seus colaboradores a cultivar os seus próprios vegetais, utilizando uma forma de agricultura que está em sintonia com o solo, as estações do ano e os animais.

 

 

Quando foi instalada, em setembro de 2022, teve uma adesão bastante positiva. O entusiasmo dos colaboradores foi grande. Houve uma grande adesão e em Alfragide iniciámos com um grupo de 30 colaboradores, que começaram por tratar e lixar as paletes, colocar telas para sustentar a argila expandida e a terra, e só depois é que foi possível começar a plantar os vários vegetais e ervas aromáticas. Sendo uma horta comunitária, agora o número de colaboradores vai variando (conta Paula Figueiredo, Home Furnishing Direction Leader da IKEA Portugal).

Já decorrido algum tempo, o feedback dos colaboradores é positivo. Segundo Paula Figueiredo, já é possível colher alface, salsa, coentros, beterraba, couve-galega, couve Kale, entre outros tipos de vegetais. Não são utilizados quaisquer químicos, é tudo produzido de forma biológica e, uma vez que é utilizada a técnica de consociação de culturas, o número de pragas foi muito reduzido. Por exemplo, os caracóis e as lesmas não gostam do cheiro dos coentros, por isso, plantamos coentros entre os brócolos.

Todos os meses a Hortas LX introduz novas plantas nas hortas comunitárias e dá formação aos colaboradores. A expectativa é que, daqui a 1 ano, os colaboradores consigam cuidar da horta sozinhos e ensinar os novos colegas.

Paula Figueiredo diz que ”temos a ambição de replicar esta ideia nas outras lojas IKEA, mas temos de estudar possibilidades de acordo com o espaço exterior disponível. Na loja de Alfragide, aproveitámos a cobertura da loja para criar a horta e rentabilizamos esse espaço, que estava inutilizado. Há sempre uma opção, só precisamos de ser criativos com os espaços e aproveitá-los da melhor forma.”

 

Em prol da sustentabilidade, Paula Figueiredo menciona ainda que têm “a visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. E isso significa que um melhor dia a dia hoje e para as gerações futuras tem de passar por negócios mais sustentáveis. Vemos um alinhamento profundo entre a sustentabilidade e a nossa visão e trabalhamos para o espelhar ao longo de toda a nossa cadeia de valor, com iniciativas ao longo do ano e em diferentes dimensões (social e ambiental). Os nossos colaboradores dizem-nos que têm orgulho no trabalho que a IKEA faz na área de sustentabilidade e esta é mais uma forma de contribuir para uma sociedade melhor e mais sustentável.”

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar