Plantas

Uma planta, uma história: massaroco-do-porto-santo

Massaroco-do-porto-santo

 

B.I.

  • Nome científico: Echium portosanctensis.
  • Nome vulgar: Massaroco-do-Porto-Santo.
  • Porte: Arbusto.
  • Família: Boraginaceae.
  • Origem: Ilha do Porto Santo.
  • Morada: Jardim do Tojal, Faial, Nordeste da ilha da Madeira

Nos meses de março e abril, o Pico Branco, na extremidade Nordeste do Porto Santo, é o sítio privilegiado para observar em plena floração o Echium portosanctensis. É um arbusto endémico da pequena ilha, com inflorescências cor-de-rosa, belíssimas e muito procuradas pelas abelhas. Este Echium só recentemente foi classificado como espécie diferenciada das duas espécies há muito conhecidas e apreciadas na Madeira (Echium candicans e Echium nervosum).

O artigo científico onde são revelados os caracteres morfológicos que confirmam a sua identidade foi publicado nos Anales de Jardin Botánico de Madrid, vol. 67 (2): 87-96, julho-dezembro 2010, pelos investigadores José Augusto Carvalho, Tânia Pontes, Maria Isabel Batista-Marques e Roberto Jardim.

Massaroco-do-porto-santo

Um ex-líbris de Porto Santo

O massaroco-do-porto-santo, pelo seu valor científico e pela sua enorme beleza, deveria ser usado na promoção turística da ilha, que padece do estigma da aridez e da falta de flores. Poderia ser divulgado internacionalmente com a designação de PRIDE OF PORTO SANTO.

Massaroco-do-porto-santo

Multiplicação

O Echium portosanctensis multiplica-se muito bem por semente e poderá ter enorme sucesso como planta ornamental, especialmente nos jardins localizados em áreas com falta de água e com temperaturas mínimas superiores a 10 ºC. Há cinco anos, fiz uma sementeira no Jardim do Tojal, na crista da arriba sobranceira à baía do Faial, no Nordeste da Madeira. Estas são flores das plantas que aí vivem.

Leia também: UMA PLANTA, UMA HISTÓRIA: CORALINA DA ABISSÍNIA

Fotografias: Raimundo Quintal

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar