Notícias

Myplant & Garden: a horticultura italiana e mundial crescem mais

As exportações italianas atingiram números recordes: “A horticultura italiana é um interesse central dos mercados globais”. 200 delegações oficiais de compradores internacionais na International Green Expo da Europa, Ásia, América do Norte, Oriente Médio, África e Austrália; organismos e instituições públicas da Itália e da Europa.

O valor da produção de flores e plantas na Itália em 2018 foi estimado em 2,57 biliões de euros (+1%).

O crescimento mantém-se pelo 2º ano consecutivo, após uma década de declínio. As exportações atingiram novos recordes. Os produtos italianos são exportados em maior escala.

“As exportações cresceram 7,6% em um ano apenas. Atingiu-se a soma recorde de 884 milhões de euros, 706 dos quais apenas de produtos italianos que, por sua vez, registam um crescimento positivo de 9,3% se comparado ao ano anterior.”

afirmam os organizadores da Myplant.

A tendência positiva traduz-se num saldo activo de 306 milhões de euros na balança comercial italiana.

Horticultura em todo o mundo

Em 2018, a produção de horticultura ao nível global atingiu 65 biliões de euros. O valor da produção de flores e plantas ornamentais (que inclui flores cortadas, folhagens, vasos e plantas perenes) foi de 35,5 biliões de euros: 11 biliões na Europa, 7,5 na China, 7,5 na China e 4,4 nos EUA.

Quase 30 biliões de euros é o valor dos viveiros em todo o mundo. O mercado das lâmpadas, por comparação, foi estimado em apenas 121 milhões de euros.

Actualmente, a maioria das flores e plantas ornamentais é produzida na Europa, onde se estima que em 2018 o valor total da produção — incluindo bolbos e viveiros — seja igual a 22 biliões de euros.

28% deste total foi gerado na Holanda (flores cortadas, vasos, bolbos, plantas anuais e perenes), 16% na Alemanha (viveiros e plantas de jardim), 14% na Espanha e 12% na Itália (flores e vasos).

A superfície dedicada ao cultivo de flores e plantas ornamentais na Europa é de quase 82000 hectares, 77% dos quais a céu aberto e o restante em estufas. A produção italiana cobre apenas cerca de 7500 hectares.

Se a Holanda, o Japão e os EUA permanecerem no topo do ranking global de produções de flores, os mercados prevêem um crescimento significativo da produção na Ásia, África e América Latina.

A previsão é de que a produção global de horticultura cresça entre 5 e 6% dentro de uma década. É esperado um crescimento na produção de plantas em vaso e flores cortadas, principalmente devido ao crescimento da demanda de fragrâncias e produtos de higiene pessoal. Além disso, a sensibilidade em relação às questões ambientais resultará numa mudança nas técnicas tradicionais de cultivo, que evoluirão para sistemas mais ecológicos e uso de fertilizantes orgânicos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar