Passo a Passo

O Carnaval está aí à porta

Podemos aproveitar para espairecer e usar a imaginação com uma pequena ajuda da Natureza, que nos fornece os tons da diversão.

Vamos mascarar-nos? As folhas caídas das árvores podem dar máscaras muito originais e divertidas! Estas máscaras são muito fáceis de fazer e até vêm com seu próprio “bastão” para segurar. Apenas irão precisar de algumas folhas secas grandes, de uma tesoura e de algumas canetas para colorir.

Por que não sair então num passeio ao ar livre e levar as crianças para uma caça às folhas num jardim, parque ou mata? Esta é a parte mesmo boa da atividade, passear na Natureza!

O desafio: tentar encontrar folhas de cores variadas tão grandes (e em tão bom estado) quanto possível para cobrirem o rosto. Com alguma criatividade, podem transformar quase qualquer coisa em máscaras de folhas.

Explorem algumas versões de animais da floresta, como raposas, corujas ou coelhos, que funcionam muito bem com o formato das folhas. Se preferirem, sejam ousados e experimentem algumas máscaras de super-heróis!

É Carnaval, vamos usar o Natural!

MATERIAL NECESSÁRIO

  • Uma seleção de folhas secas grandes (de preferência com o pauzinho)
  • Tesoura ou x-ato
  • Canetas de feltro (ou tintas e pincéis)
  • Marcador branco
  • Livros pesados
  • Folhas de papel vegetal ou de jornal
  • Pano húmido

Preparação

Com um pano húmido, limpem as folhas e deixem-nas secar.
Pressionem as folhas das árvores no meio de um livro grande e pesado, entre duas folhas de papel vegetal para proteger o livro de qualquer humidade. Podem empilhar mais alguns livros pesados em cima, deixando passar pelo menos uma semana para obter melhores resultados.
Assim que as folhas estiverem secas e planas, cortem alguns orifícios para os olhos com formatos diferentes.
Desenhem algumas características que pretendem da vossa máscara, mais ou menos fantásticas.

DICA

Se sobrarem folhas, continuem a desenhar e pintar, pois é um programa tão criativo quanto relaxante, ideal para uma tarde em casa.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar