Jardins & Viagens

Orto Botânico de Lucca

 

Um dos locais visitados pelos leitores durante a viagem a Roma & Toscana organizada pela Jardins.

 

Tivemos oportunidade de visitar este belíssimo jardim em Lucca que  acabou de ser totalmente recuperado pois celebrou 200 anos e está  mesmo muito bonito. Não é muito grande, o que permite que o consigamos ver todo em pouco mais de uma hora, mas tem uma coleção de árvores notáveis que valem a visita.

Era inicialmente propriedade da princesa de Lucca, Elisa Bonaparte Bachiocchi, que, em 1820, o doou à universidade da cidade para torná-lo um jardim científico.

Ainda hoje mantem grande parte da sua estrutura oitocentista. Grande parte do jardim mantém árvores monumentais o que lhe confere um caráter único. Neste momento tem também uma excelente coleção de flora autóctone, bem como uma coleção de camélias e de rododendros que são maravilhosos quando estão em floração.

 

 

Leia também:

Jardim Botânico de Bordéus – Le jardin à la Bastide

 

A zona da escola de sistemática e botânica tem uma boa coleção de plantas medicinais. Possui um precioso herbário, bem como um banco de germoplasma que conserva um elevado numero de variedades de plantas.

Ao longo dos seus 200 anos de história, o jardim botânico tem sido um dos mais significativos locais de estudo e pesquisa da cidade. Hoje trata da conservação de espécies e variedades em risco de extinção, do estudo da tradição etnobotânica local, da sensibilização e do ensino. Nos meses de primavera e verão, os seus espaços verdes e sombreados tornam-se palco de eventos culturais e concertos musicais. A árvore mais antiga é um cedro-do-líbano. Há uma zona com plantas aquáticas e um monumental Taxodium, uma fantástica Ginkgo biloba, entre outras plantas interessantes.

Tem neste momento um percurso para as pessoas cegas feito com o apoio de um áudio guia.

Saiba mais aqui.

 

 

Participe na viagem ao Sri Lanka:

Viaje connosco: Jardins do Mundo 2023 – Sri Lanka

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar