Passatempos

Passatempo Treespotting: solução de novembro

de novembro

Foto vencedora de Sílvia Maurício (Lisboa)

Em novembro propusemos aos nossos leitores mais um desafio: praticar o Treespotting, ou seja, encontrar determinadas espécies de árvores num jardim ou numa rua em qualquer ponto do país. Este foi desafio de novembro:

Quem sou eu?

“Sou uma espécie originária da Austrália, mas podem encontrar-me facilmente em Portugal. Há exemplares monumentais em vários jardins botânicos, mas o mais comum é servir de barreira contra o vento nas zonas costeiras ou como árvore de alinhamento nas cidades.

Cresço muito rapidamente, podendo atingir 35 m de altura, e às vezes confundem-me com um pinheiro, mas um olhar atento não deixa dúvidas: não tenho agulhas, mas sim ramos juvenis e folhas escamiformes em estruturas segmentadas (e na realidade nem sou uma conífera!). Os meus frutos têm uma vaga semelhança com as pinhas, mas são muito mais pequenos e sem pinhões.

Multiplico-me facilmente por semente, e há quem me acuse de ser invasora…Eu digo que depende da situação, pois posso ser muito útil como pioneira em solos pobres ou a proteger outras culturas contra o vento!”

Solução da árvore mistério do mês: Casuarina Cunnighamiana Miquel (Casuarina)

Vencedor: Sílvia Maurício

Parabéns à vencedora e um muito obrigada a todos os participantes.

Não perca o passatempo Treespotting todos os meses na sua Revista Jardins.

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar